“Prova de Química: Questões sobre Termoquímica para 2º Ano”

Tema: Termoquímica
Etapa/Série: 2º ano – Ensino Médio
Disciplina: Química
Questões: 6

Prova de Química – Tema: Termoquímica

Instruções:

  1. Leia atentamente cada questão.
  2. Planejamentos de Aula BNCC Infantil e Fundamental

  3. Responda todas as questões e justifique suas respostas nas questões dissertativas.
  4. Utilize caneta azul ou preta para responder.

Questões:

Questão 1: Múltipla Escolha

Em uma reação endotérmica, ocorre:

  • A) Liberação de calor para o ambiente.
  • B) Absorção de calor do ambiente.
  • C) Nenhuma alteração de calor.
  • D) O aumento da temperatura da solução.

Questão 2: Verdadeiro ou Falso

As reações químicas sempre ocorrem em um sistema aberto, permitindo a troca de calor com o ambiente. (V/F)

Questão 3: Completar Frases

Preencha as lacunas a seguir com as palavras adequadas:

Em uma reação de combustão, _______________ é liberado como produto e a energia _________ é geralmente observada na forma de calor.

Questão 4: Dissertativa

Explique a diferença entre calor e temperatura, fornecendo exemplos de como cada um impacta as reações químicas. (Responda em até 15 linhas)

Questão 5: Múltipla Escolha

Qual das alternativas abaixo representa uma unidade de medida de energia frequentemente utilizada nas transformações químicas?

  • A) Caloria
  • B) Newton
  • C) Joule por metro
  • D) Volt

Questão 6: Dissertativa

Uma reação químico do tipo endotérmica foi observada em um laboratório, onde a temperatura do sistema diminuiu após a reação. Elabore uma breve análise, considerando as implicações dessa característica na prática laboratorial e em reações do cotidiano. (Responda em até 15 linhas)

Gabarito

Questão 1:

Resposta correta: B) Absorção de calor do ambiente.

Justificativa: Reações endotérmicas absorvem calor, resultando em uma diminuição da temperatura do ambiente onde a reação ocorre.

Questão 2:

Resposta: Falso

Justificativa: Reações podem ocorrer em sistemas fechados, onde não há troca de calor com o ambiente, como em calorímetros.

Questão 3:

Respostas esperadas:

Em uma reação de combustão, gás carbônico é liberado como produto e a energia quente é geralmente observada na forma de calor.

Justificativa: Reações de combustão são exotérmicas, liberando gás carbônico e calor.

Questão 4:

Respostas esperadas:

Os alunos devem enfatizar que calor é a forma de energia que flui devido a uma diferença de temperatura, enquanto a temperatura é uma medida da energia cinética média das partículas de uma substância. Exemplos podem incluir o calor emitido em uma reação de combustão e a temperatura que aumenta durante o mesmo processo.

Questão 5:

Resposta correta: A) Caloria

Justificativa: A caloria é uma unidade de energia usada frequentemente para medir a quantidade de calor em reações químicas.

Questão 6:

Respostas esperadas:

Os alunos devem descrever que reações endotérmicas requerem energia para ocorrer, resultando em diminuição da temperatura. Na prática laboratorial, isso pode necessitar da aplicação de técnicas de aquecimento para facilitar a reação, em contraste com reações exotérmicas que liberam calor e aumentam a temperatura.

Essas respostas devem refletir uma compreensão sólida dos conceitos de Termoquímica e a aplicação prática em contextos variados. A avaliação se alinha às diretrizes da BNCC ao promover habilidades de análise e crítica.


Botões de Compartilhamento Social