“Prova de Química: Questões sobre Termoquímica para 2º Ano”
Tema: Termoquímica
Etapa/Série: 2º ano – Ensino Médio
Disciplina: Química
Questões: 6
Prova de Química – Tema: Termoquímica
Instruções:
- Leia atentamente cada questão.
- Responda todas as questões e justifique suas respostas nas questões dissertativas.
- Utilize caneta azul ou preta para responder.
Questões:
Questão 1: Múltipla Escolha
Em uma reação endotérmica, ocorre:
- A) Liberação de calor para o ambiente.
- B) Absorção de calor do ambiente.
- C) Nenhuma alteração de calor.
- D) O aumento da temperatura da solução.
Questão 2: Verdadeiro ou Falso
As reações químicas sempre ocorrem em um sistema aberto, permitindo a troca de calor com o ambiente. (V/F)
Questão 3: Completar Frases
Preencha as lacunas a seguir com as palavras adequadas:
Em uma reação de combustão, _______________ é liberado como produto e a energia _________ é geralmente observada na forma de calor.
Questão 4: Dissertativa
Explique a diferença entre calor e temperatura, fornecendo exemplos de como cada um impacta as reações químicas. (Responda em até 15 linhas)
Questão 5: Múltipla Escolha
Qual das alternativas abaixo representa uma unidade de medida de energia frequentemente utilizada nas transformações químicas?
- A) Caloria
- B) Newton
- C) Joule por metro
- D) Volt
Questão 6: Dissertativa
Uma reação químico do tipo endotérmica foi observada em um laboratório, onde a temperatura do sistema diminuiu após a reação. Elabore uma breve análise, considerando as implicações dessa característica na prática laboratorial e em reações do cotidiano. (Responda em até 15 linhas)
Gabarito
Questão 1:
Resposta correta: B) Absorção de calor do ambiente.
Justificativa: Reações endotérmicas absorvem calor, resultando em uma diminuição da temperatura do ambiente onde a reação ocorre.
Questão 2:
Resposta: Falso
Justificativa: Reações podem ocorrer em sistemas fechados, onde não há troca de calor com o ambiente, como em calorímetros.
Questão 3:
Respostas esperadas:
Em uma reação de combustão, gás carbônico é liberado como produto e a energia quente é geralmente observada na forma de calor.
Justificativa: Reações de combustão são exotérmicas, liberando gás carbônico e calor.
Questão 4:
Respostas esperadas:
Os alunos devem enfatizar que calor é a forma de energia que flui devido a uma diferença de temperatura, enquanto a temperatura é uma medida da energia cinética média das partículas de uma substância. Exemplos podem incluir o calor emitido em uma reação de combustão e a temperatura que aumenta durante o mesmo processo.
Questão 5:
Resposta correta: A) Caloria
Justificativa: A caloria é uma unidade de energia usada frequentemente para medir a quantidade de calor em reações químicas.
Questão 6:
Respostas esperadas:
Os alunos devem descrever que reações endotérmicas requerem energia para ocorrer, resultando em diminuição da temperatura. Na prática laboratorial, isso pode necessitar da aplicação de técnicas de aquecimento para facilitar a reação, em contraste com reações exotérmicas que liberam calor e aumentam a temperatura.

