“Prova de Língua Portuguesa: Pronomes de Tratamento para 6º Ano”

Tema: Pronomes de tratamento
Etapa/Série: 6º ano
Disciplina: Língua Portuguesa
Questões: 13

Prova de Língua Portuguesa – Pronomes de Tratamento

Alunos do 6º ano, nesta prova vocês irão explorar o tema “Pronomes de Tratamento”. As questões variam entre múltipla escolha, verdadeiro/falso, dissertativas e completar frases. Leiam com atenção e respondam cada uma delas. Boa sorte!

Planejamentos de Aula BNCC Infantil e Fundamental

Questões

1. (Múltipla escolha) Nas tirinhas a seguir, observamos diálogos entre personagens que utilizam pronomes de tratamento. Assinale a alternativa correta sobre os pronomes de tratamento.

  • A) “Tu” é um pronome de tratamento utilizado para pessoas com maior grau de formalidade.
  • B) “Senhor” e “Senhora” são pronomes de tratamento utilizados em situações de respeito.
  • C) “Vós” é um pronome de tratamento muito comum na linguagem atual.
  • D) “Você” é considerado um pronome de tratamento formal.

2. (Verdadeiro ou Falso) Leia a afirmação a seguir e indique se é verdadeira (V) ou falsa (F).

“O uso de ‘você’ é mais formal do que o de ‘tu’.”

  • A) V
  • B) F

3. (Completar frases) Complete as frases com o pronome correto de tratamento:

a) Quando falamos com o diretor da escola, devemos chamá-lo de __________.

b) A professora Ana pediu para que a turma chamasse sua amiga de __________.

4. (Dissertativa) Explique a importância dos pronomes de tratamento na comunicação. Como eles podem afetar a relação entre as pessoas? Responda em até 5 linhas.

5. (Múltipla escolha) Qual dos pronomes a seguir é considerado um pronome de tratamento informal?

  • A) Vossa Senhoria
  • B) Tu
  • C) Vossa Excelência
  • D) Senhorita

6. (Verdadeiro ou Falso) Leia a afirmação e indique se é verdadeira (V) ou falsa (F).

“Pronomes de tratamento devem ser usados apenas em textos formais.”

  • A) V
  • B) F

7. (Completar frases) Preencha o espaço em branco com o pronome de tratamento adequado:

Quando vejo a professora Maria, sempre digo: “Bom dia, __________ Maria!”

8. (Dissertativa) Em uma conversa entre amigos, qual pronome de tratamento você usaria para se referir a um deles? Justifique sua escolha em até 4 linhas.

9. (Múltipla escolha) Assinale a opção que contém um pronome de tratamento incorretamente utilizado:

  • A) “Vossa Senhoria será atendido em breve.”
  • B) “Com licença, senhor Arnaldo!”
  • C) “Oi, tudo bem, senhora?”
  • D) “Tu chegaste cedo hoje!”

10. (Verdadeiro ou Falso) Indique V para verdadeiro e F para falso:

“Pronomes de tratamento mostram respeito e formalidade nas relações interpessoais.”

  • A) V
  • B) F

11. (Dissertativa) Crie uma frase que utilize o pronome de tratamento “Vossa Excelência” de forma adequada.

12. (Múltipla escolha) O que caracteriza um pronome de tratamento?

  • A) É sempre informal.
  • B) Usa-se de modo igual em todas as culturas.
  • C) Refere-se a títulos e expressões que demonstram respeito.
  • D) Não pode ser utilizado em contextos formais.

13. (Cumprimento e Resposta) Nas tirinhas, um personagem cumprimenta outro usando “Senhor”. Qual seria uma resposta adequada desse outro personagem? Escreva o diálogo.

Gabarito

1. B) “Senhor” e “Senhora” são pronomes de tratamento utilizados em situações de respeito.

2. F) “O uso de ‘você’ é menos formal do que o de ‘tu’.” (Assim, a afirmativa é falsa.)

3. a) Senhor; b) Senhora.

4. O uso dos pronomes de tratamento é importante para transmitir respeito e formalidade nas interações. Eles ajudam a estabelecer hierarquias nas relações, favorecendo a convivência harmoniosa.

5. B) Tu, que é um pronome informal em relação aos outros citados.

6. F) Pronomes de tratamento podem e devem ser usados em diversos contextos, formais e informais.

7. “professora Maria!” é adequado, dando um exemplo de cumprimento respeitoso a um educador.

8. O aluno deve justificar sua resposta mencionando “tu” ou “você”, por exemplo, dependendo do relacionamento.

9. C) “Oi, tudo bem, senhora?” (porque “senhora” é mais formal e não se usa geralmente em cumprimentos informais.)

10. V

11. Exemplos como “Excelentíssimo senhor” ou “Vossa Excelência, como está?” são aceitáveis.

12. C) Refere-se a títulos e expressões que demonstram respeito.

13. “Bom dia, Senhor!”, referindo-se a uma resposta respeitosa ao cumprimento.

Observação: É importante que os alunos aprendam a utilizar os pronomes de tratamento corretamente, seja em contextos formais, informais ou nas diversas situações do cotidiano. Essas questões e os gabaritos têm o intuito de fortalecer o conhecimento e a aplicação prática desse conteúdo essencial na Língua Portuguesa.


Botões de Compartilhamento Social