Avaliação de Ciências: Alimentação, Cadeias Alimentares e Energia

Tema: alimentação dos seres vivos, as cadeias alimentares e ser humano e energia
Etapa/Série: 4º ano
Disciplina: Ciências
Questões: 10

Avaliação de Ciências: Alimentação dos Seres Vivos, Cadeias Alimentares e Energia

Instruções:

Planejamentos de Aula BNCC Infantil e Fundamental

Leia atentamente cada questão e escolha a alternativa correta. Use caneta para marcar suas respostas. Boa sorte!

Questões:

  1. O que é a alimentação dos seres vivos?

    A) O processo pelo qual os seres vivos se reproduzem.

    B) A maneira como os seres vivos obtêm energia para viver.

    C) A forma como os seres vivos trocam gases com o ambiente.

    D) O lugar onde os seres vivos habitam.

    Resposta: __

  2. Os produtores na cadeia alimentar são:

    A) Animais que comem outros animais.

    B) Plantas que produzem seu próprio alimento.

    C) Fungos que decompõem organismos mortos.

    D) Todos os seres vivos que consomem energia.

    Resposta: __

  3. Qual dos seguintes exemplos é um consumidor primário?

    A) Uma cobra que come um rato.

    B) Uma lebre que come folhas.

    C) Uma planta que faz fotossíntese.

    D) Uma águia que come uma cobra.

    Resposta: __

  4. Sobre a cadeia alimentar, é correto afirmar que:

    A) Todos os seres vivos são consumidores.

    B) Produtores são os únicos responsáveis pela produção de energia.

    C) A energia é transferida de um nível trófico para o outro.

    D) Decompositores não têm importância nas cadeias alimentares.

    Resposta: __

  5. Os decompositores têm uma função muito importante na natureza. Qual é essa função?

    A) Produzir energia a partir da luz solar.

    B) Quebrar matéria orgânica e retornar nutrientes ao solo.

    C) Transformar a energia solar em alimento para os consumidores.

    D) Caçar e alimentar-se de outros animais.

    Resposta: __

  6. Os humanos são classificados como:

    A) Produtores.

    B) Consumidores primários.

    C) Consumidores secundários.

    D) Decompositores.

    Resposta: __

  7. Qual é a consequência de excluir os decompositores da cadeia alimentar?

    A) Aumenta a quantidade de alimentos disponíveis.

    B) A natureza ficará mais limpa e organizada.

    C) A reciclagem de nutrientes não ocorrerá, prejudicando o solo.

    D) Mais plantas poderão crescer livremente.

    Resposta: __

  8. Quando os seres humanos consomem alimentos de origem animal, como a carne, eles estão:

    A) Fazendo parte de um ciclo de produção de energia.

    B) Devolvendo nutrientes ao solo.

    C) Parte de um processo de fotossíntese.

    D) Eliminando a necessidade de produtores.

    Resposta: __

  9. Se um predador de um ecossistema sofre redução em sua população, o que pode acontecer com os seres vivos ao seu redor?

    A) Aumento da população de herbívoros.

    B) Diminuição da vegetação local.

    C) Desaparecimento dos decompositores.

    D) Estabilização do ecossistema.

    Resposta: __

  10. Qual a relação entre alimentação e energia para os seres vivos?

    A) Todos os seres vivos produzem sua própria energia.

    B) A energia é obtida apenas por meio da respiração.

    C) Os seres vivos obtêm energia através da alimentação, que varia conforme a espécie.

    D) Não existe relação entre alimentação e energia.

    Resposta: __

Gabarito e Justificativas:

  1. B – A alimentação é o processo pelo qual os seres vivos obtêm energia para seu funcionamento.
  2. B – Os produtores, como plantas, têm a habilidade de produzir seu próprio alimento através da fotossíntese.
  3. B – Os consumidores primários são herbívoros que se alimentam de plantas, como a lebre.
  4. C – A energia na cadeia alimentar é transferida de um nível trófico para o outro.
  5. B – Decompositores quebram a matéria orgânica e retornam nutrientes ao solo, permitindo que novas plantas cresçam.
  6. C – Os humanos são consumidores secundários, pois se alimentam de outros consumidores.
  7. C – Sem decompositores, a reciclagem de nutrientes não ocorreria, prejudicando a fertilidade do solo.
  8. A – Ao consumir carne, os seres humanos fazem parte do ciclo de transferência de energia na cadeia alimentar.
  9. A – A redução da população de predadores pode levar a um aumento na população de herbívoros, já que terão menos ameaças.
  10. C – A alimentação é fundamental para que os seres vivos obtenham a energia necessária para viver, e isso varia conforme a sua dieta.

Considerações Finais:

Esta prova busca avaliar o entendimento de conceitos básicos sobre a alimentação dos seres vivos e as cadeias alimentares, incentivando a reflexão crítica sobre a importância do equilíbrio nos ecossistemas e a relação do ser humano com a natureza.


Botões de Compartilhamento Social