“Unidades de Conservação no Rio: Prova de Geografia 6º Ano”
Tema: unidade de conservação na cidade do rio de janeiro
Etapa/Série: 6º ano
Disciplina: Geografia
Questões: 20
Prova de Geografia – 6º Ano
Tema: Unidades de Conservação na Cidade do Rio de Janeiro
Instruções
- Responda todas as questões de forma clara e objetiva.
- Utilize seus próprios conhecimentos e, se necessário, consulte materiais de apoio.
- Escreva suas respostas em letras legíveis.
Questões
1. Defina o que são unidades de conservação e explique sua importância para a preservação ambiental na cidade do Rio de Janeiro.
2. Cite duas unidades de conservação localizadas no Rio de Janeiro e descreva suas características principais.
3. Analise como as unidades de conservação podem beneficiar a biodiversidade na cidade do Rio de Janeiro.
4. Explique a diferença entre o Parque Nacional da Tijuca e uma reserva particular do patrimônio natural.
5. Discuta a importância do Parque Natural Municipal da Catacumba para a comunidade do bairro de Botafogo.
6. Identifique um problema ambiental que as unidades de conservação enfrentam na cidade do Rio de Janeiro e proponha uma solução.
7. Como as atividades humanas, como o turismo, podem impactar as unidades de conservação no Rio de Janeiro? Dê exemplos.
8. Descreva como as comunidades locais podem se envolver na proteção das unidades de conservação.
9. Elabore um pequeno projeto de conscientização sobre a importância do Parque Nacional da Tijuca para as escolas locais.
10. Explique o papel das Unidades de Conservação na mitigação das mudanças climáticas enfrentadas pela cidade.
11. Qual é a relação entre a urbanização crescente e a necessidade de unidades de conservação no Rio de Janeiro?
12. Avalie como as políticas públicas podem apoiar a preservação das unidades de conservação.
13. Comente sobre a influência das unidades de conservação no lazer e na saúde da população carioca.
14. Discuta a importância da Educação Ambiental no contexto das unidades de conservação na cidade.
15. Relação um caso de sucesso na preservação de uma unidade de conservação no Rio de Janeiro e as lições que podem ser aprendidas.
16. Debata como as mudanças climáticas podem afetar as unidades de conservação na cidade do Rio de Janeiro.
17. Aponte os desafios enfrentados pelo Parque Nacional da Tijuca em termos de infraestrutura e conservação e sugira melhorias.
18. Como você acredita que a gestão das unidades de conservação no Rio de Janeiro poderia ser aprimorada?
19. Identifique e explique o papel de uma ONG ou instituto que atua na conservação das unidades no Rio de Janeiro.
20. Proponha uma campanha que vise visitar uma unidade de conservação e explique como isso poderia aumentar a conscientização sobre a sua preservação.
Gabarito
1. A definição de unidades de conservação engloba áreas protegidas, criando espaços para a preservação da biodiversidade e dos recursos naturais. Sua importância se reflete na proteção da fauna, flora e de ambientes que, na cidade do Rio de Janeiro, são fundamentais para a qualidade de vida e para o equilíbrio ecológico.
2. O Parque Nacional da Tijuca é uma floresta urbana e uma das maiores florestas replantadas do mundo, contendo diversas trilhas e cachoeiras. O Parque Natural Municipal da Catacumba é menor, localizado em uma área urbana e é conhecido por sua vista para a Lagoa Rodrigo de Freitas.
3. As unidades de conservação protegem habitats e espécies em risco, contribuindo para a manutenção da biodiversidade e equilibrando ecossistemas.
4. O Parque Nacional da Tijuca é uma área federal, enquanto a reserva particular do patrimônio natural é de propriedade privada, mas também visa à conservação.
5. O Parque Natural Municipal da Catacumba oferece espaço para atividades de lazer, promovendo a saúde física e mental da população, além de ações culturais.
6. Um problema é a degradação ambiental, como o desmatamento. Uma solução poderia ser a criação de campanhas de revitalização com envolvimento da comunidade.
7. Turismo pode levar à sobrecarga de serviços e poluição. Por exemplo, o excesso de visitantes na Tijuca pode danificar trilhas.
8. Comunidades podem organizar mutirões de limpeza e obter apoio em atividades educativas nas unidades de conservação.
9. O projeto poderia incluir visitas guiadas, palestras e competições escolares sobre a biodiversidade do Parque Nacional da Tijuca.
10. Unidades de conservação atuam como reservatórios de carbono, ajudando a mitigar os efeitos das emissões de gases do efeito estufa.
11. O rápido crescimento urbano pressiona a terra e os recursos naturais, enquanto as unidades de conservação são essenciais para equilibrar o ambiente.
12. Políticas públicas podem incluir a alocação de recursos para conservação, criação de leis de proteção e incentivo a iniciativas de conservação.
13. As unidades propiciam espaços de recreação que são benéficos para a saúde, reduzindo o estresse e estimulando a atividade física.
14. A Educação Ambiental é crucial para sensibilizar a população sobre a importância da preservação, promovendo a responsabilidade pela natureza.
15. Um caso de sucesso é o replantio de espécies nativas na Tijuca, que reforçou a biodiversidade e foi modelo de preservação.
16. Mudanças climáticas podem trazer alterações nos ecossistemas, podendo causar a extinção de espécies e mudanças climáticas locais.
17. Desafios incluem o vandalismo e falta de recursos. Melhorias poderiam incluir a ampliação de fiscalização e campanhas de educação ambiental.
18. Sugestões incluem maior envolvimento da comunidade na gestão e na implementação de programas educativos contínuos sobre conservação.
19. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que promove ações de preservação e monitora as áreas protegidas.
20. Uma campanha poderia incluir visitas educativas ao Parque Nacional da Tijuca, incentivando a relação direta com a natureza e fomentando a conscientização.
Essa prova foi elaborada visando atender aos aspectos da BNCC, especialmente no que tange à importância da educação ambiental e o reconhecimento da diversidade. O propósito é estimular o aprendizado e a reflexão crítica dos alunos acerca das unidades de conservação e sua relevância.

