“Prova de Língua Portuguesa: Dígrafos e Encontros Consonantais”
Tema: dígrafo encontro consonantal e vocálico
Etapa/Série: 6º ano
Disciplina: Língua Portuguesa
Questões: 5
Prova de Língua Portuguesa – 6º Ano
Tema: Dígrafo, Encontro Consonantal e Vocálico
Leia atentamente as questões a seguir e responda com clareza. Lembre-se de justificar suas respostas quando solicitado.
QUESTÃO 1 – (Múltipla Escolha)
No trecho de uma narrativa de aventura, o herói se depara com palavras que contêm dígrafos. Observando a palavra “aventureiro”, identifique qual dos seguintes grupos de letras é um dígrafo:
a) tê
b) nh
c) qu
d) ra
QUESTÃO 2 – (Verdadeiro ou Falso)
Analise as frases abaixo e marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
- a) Os dígrafos são combinações de duas letras que representam um único fonema. ( )
- b) O encontro vocálico ocorre quando duas vogais de diferentes sílabas se encontram. ( )
- c) Em “futebol”, o grupo de letras “te” é considerado um dígrafo. ( )
- d) O encontro consonantal é a junção de duas consoantes que pertencem à mesma sílaba. ( )
QUESTÃO 3 – (Complete as Frases)
Leia e complete as lacunas com os termos ‘dígrafo’, ‘encontro vocálico’ ou ‘encontro consonantal’:
1) No Brasil, a língua portuguesa apresenta o ______, que é importante para a formação de palavras como “caixa”.
2) Quando o herói da nossa narrativa se depara com a palavra “tigre”, ele percebe que o “tr” é um ______ que se escreve em uma só letra, formando um único som.
3) Palavras como “aéreo” ilustram __________, onde duas vogais diferentes pertencem à mesma sílaba.
QUESTÃO 4 – (Dissertativa)
Imagine que você é um personagem em uma narrativa de aventura e encontrou um mapa que possui palavras enigmáticas com dígrafos e encontros consonantais. Escreva um pequeno parágrafo (5 a 7 frases) descrevendo a experiência que teve ao tentar decifrar uma dessas palavras, destacando a importância de identificar os dígrafos e os encontros consonantais para a compreensão do texto.
QUESTÃO 5 – (Análise Crítica)
No contexto de uma grande aventura, as palavras podem ter poder e significado. Escolha uma palavra que contenha dígrafos e escreva sobre como o entendimento desse recurso linguístico pode ajudar na leitura de textos de aventura. Justifique sua resposta.
Gabarito:
QUESTÃO 1:
Resposta correta: c) qu
Justificativa: O dígrafo é uma combinação de letras que representa um único fonema. Na palavra “aventureiro”, a opção c (“qu”) refere-se a um dígrafo comum. Os outros grupos de letras não formam dígrafos.
QUESTÃO 2:
Respostas: a) (V), b) (F), c) (F), d) (V)
Justificativa: A afirmativa a) é verdadeira, pois os dígrafos representam um único fonema. A b) é falsa, já que o encontro vocálico ocorre em sílabas diferentes. A c) é falsa, pois “te” é um ditongo. A d) é verdadeira por definir corretamente o encontro consonantal.
QUESTÃO 3:
1) dígrafo
2) encontro consonantal
3) encontro vocálico
Justificativa: As palavras se referem aos conceitos de dígrafo, encontro consonantal e vocálico que são discutidos no tema abordado.
QUESTÃO 4:
A correção será feita com base na clareza da expressão dos conceitos de dígrafos e encontros consonantais. Espera-se que o aluno mencione a dificuldade ou a descoberta de como os dígrafos ajudaram a decifrar palavras. A argumentação deve estar em como esse conhecimento enriquece a experiência de leitura.
QUESTÃO 5:
A correção será feita considerando a relevância da escolha da palavra e a análise do impacto do entendimento do dígrafo para a leitura e interpretação de textos de aventura. O aluno deverá justificar como isso pode facilitar o entendimento dos desafios que o personagem enfrenta na narrativa.
Esta prova busca avaliar o entendimento dos alunos sobre dígrafos, encontros consonantais e vocálicos, além de promover uma conexão com seus conhecimentos na prática da leitura e escrita.