“Prova de Geografia: Questões sobre Extrativismo para 3º Ano”
Tema: EXTRATIVISMO
Etapa/Série: 3º ano
Disciplina: Geografia
Questões: 2
Prova de Geografia – 3º Ano
Tema: Extrativismo
Instruções: Leia as questões cuidadosamente e escolha a alternativa correta. Responda as perguntas de forma clara e objetiva. Boa sorte!
Questão 1
O extrativismo é uma forma de exploração dos recursos naturais. Existem diferentes tipos de extrativismo, como o vegetal e o animal. Abaixo, você verá um exemplo de extrativismo que se refere à coleta de um recurso natural:
Qual das opções a seguir representa um exemplo de extrativismo vegetal?
- A) Caçar pássaros para alimentação.
- B) Coletar mel de abelhas.
- C) Recolher castanhas do Brasil.
- D) Pescar peixes em um rio.
Questão 2
O extrativismo pode ter impactos positivos e negativos no meio ambiente. Considerando este tema, analise a afirmação abaixo:
O extrativismo responsável ajuda a preservar os recursos naturais para as próximas gerações, enquanto o extrativismo predatório pode causar danos ao meio ambiente. Qual das alternativas a seguir é um exemplo de extrativismo responsável?
- A) Destruir uma floresta para plantar soja.
- B) Coletar frutos apenas na época certa, permitindo o crescimento de novas plantas.
- C) Caçar animais em extinção para venda no mercado.
- D) Pescar sem respeitar a quantidade limite estabelecida.
Gabarito
Questão 1: C) Recolher castanhas do Brasil.
Justificativa: A alternativa C é a correta pois a coleta de castanhas do Brasil é um exemplo claro de extrativismo vegetal, que envolve a coleta de recursos de plantas, ao contrário das outras opções que são exemplos de extrativismo animal ou não se encaixam na definição de extrativismo.
Questão 2: B) Coletar frutos apenas na época certa, permitindo o crescimento de novas plantas.
Justificativa: A alternativa B é considerada um exemplo de extrativismo responsável, pois promove o uso sustentável dos recursos naturais. Isso garante que as plantas possam se reproduzir e continuar disponíveis para as futuras gerações. As outras alternativas representam práticas prejudiciais ao meio ambiente e não são sustentáveis.

