“Prova de Geografia: Desvendando os Fusos Horários no 6º Ano”

Tema: fusos horarios
Etapa/Série: 6º ano
Disciplina: Geografia
Questões: 10

Prova de Geografia – Fusos Horários

Nome do Aluno: __________________________________

Planejamentos de Aula BNCC Infantil e Fundamental

Data: __/__/____

Instruções: Responda as questões com clareza e complete todas as partes solicitadas. Utilize exemplos sempre que possível, para enriquecer suas respostas.

Questões Dissertativas

1. Definição de Fuso Horário

Explique o que são fusos horários e a razão pela qual eles existem. Utilize exemplos para ilustrar sua resposta.

2. Divisão Terra

A Terra está dividida em 24 fusos horários. Com base nesse fato, calcule a diferença de horas entre duas cidades que estão a 6 fusos horários de distância. Por exemplo, considere as cidades de Brasília (UTC-3) e Londres (UTC+0). Responda: se em Brasília são 15h, que horas são em Londres?

3. Impacto dos Fusos Horários no Dia a Dia

Cite e explique pelo menos dois exemplos de como os fusos horários impactam a rotina das pessoas em diferentes partes do mundo, especialmente em situações de trabalho ou comunicação.

4. Fuso Horário e Viagens Aéreas

Imagine que você está viajando de São Paulo, Brasil (UTC-3) para Tóquio, Japão (UTC+9). Se seu voo parte de São Paulo às 22h de um sábado, que horas serão em Tóquio quando você chegar, considerando que a viagem leva 24 horas?

5. Mudança de Fuso Horário

Descreva o que acontece quando uma pessoa ou um negócio muda de um fuso horário para outro. Quais são os possíveis efeitos dessa mudança no seu cotidiano?

6. Hora Padrão e Horário de Verão

Explique a diferença entre hora padrão e horário de verão. Dê exemplos de países que adotam o horário de verão e discorra sobre os prós e contras dessa prática.

7. Curiosidades sobre Fusos Horários

Pesquise e descreva uma curiosidade interessante sobre fusos horários que não é muito conhecida. Como isso pode afetar os planos de viagem das pessoas?

8. Fusos Horários e os Meios de Comunicação

Como os fusos horários afetam os meios de comunicação, como telefonemas e videoconferências? Elabore sua resposta com um exemplo prático.

9. Consequências dos Fusos Horários

Explique como os fusos horários podem influenciar os problemas de coordenação em eventos globais, como as Olimpíadas. Dê um exemplo de como isso é gerenciado.

10. Reflexão Crítica

Você acredita que os fusos horários são um sistema eficaz para organizar o tempo no mundo moderno? Justifique sua resposta, considerando as necessidades atuais de globalização e comunicação instantânea.

Gabarito

1. Fuso Horário: Fusos horários são divisões da Terra que permitem organizar o tempo em diferentes regiões. Eles existem para que as horas do dia sejam sincrônicas com a posição do sol. Por exemplo, quando é meio-dia em Brasília, não é meio-dia em Londres, pois a diferença de fuso horário é de 3 horas.

2. Diferença de Horas: Se em Brasília (UTC-3) são 15h, em Londres (UTC+0) serão 18h, pois a diferença é de 3 horas a mais.

3. Impacto no Cotidiano: Os fusos horários impactam as comunicações (ex: agendar ligações entre diferentes países) e os trabalhos internacionais (ex: reuniões em horários que sejam apropriados para múltiplos fusos).

4. Viagem São Paulo – Tóquio: O voo parte às 22h no sábado e leva 24 horas. Ao chegar em Tóquio, considerando a diferença de 12 horas (Tóquio está 12 horas à frente de São Paulo), será 22h de domingo em Tóquio.

5. Mudança de Fuso Horário: Pode causar jet lag, desajuste de horários de sono e dificuldade de adaptação às novas rotinas diárias.

6. Hora Padrão vs. Horário de Verão: Hora padrão é o horário regular, enquanto horário de verão é uma prática para adiantar os relógios e aproveitar melhor a luz do dia. Ex: EUA, Brasil e outros países aplicam essa prática temporariamente.

7. Curiosidade: Uma curiosidade é que algumas regiões, como a Ilha de Baker (no Pacífico), não têm horário de verão nem seguem um fuso horário fixo, o que altera a forma como as pessoas agendam atividades.

8. Meios de Comunicação: Durante videoconferências, é necessário confirmar o fuso horário de cada participante para agendar as reuniões. Por exemplo, se alguém em Nova Iorque (UTC-5) agenda uma reunião com alguém em São Paulo (UTC-3), deve-se considerar a diferença de 2 horas.

9. Coordenação em Eventos: Eventos como as Olimpíadas precisam de planejamento rigoroso. Por exemplo, a inauguração pode ser programada para um horário que favoreça a audiência global, considerando os diferentes fusos horários dos países participantes.

10. Reflexão Crítica: Respostas variadas, mas um argumento poderia ser que, apesar de serem uma solução útil hoje, os fusos horários podem ser desafiadores com a comunicação instantânea atual, e poderiam ser revistos para um mundo mais conectado.

Botões de Compartilhamento Social