“Prova de Ensino Religioso: Ética, Moral e Direitos Humanos”
Tema: Conceitos de: moral, amoral, imoral, ética, princípios e valores, coexistência, dignidade humana e direitos humanos.
Etapa/Série: 9º ano
Disciplina: Ensino Religioso
Questões: 20
Prova de Ensino Religioso – 9º Ano
Tema: Conceitos de Moral, Amoral, Imoral, Ética, Princípios e Valores, Coexistência, Dignidade Humana e Direitos Humanos.
Questões de Múltipla Escolha
1. O que caracteriza a moral de um indivíduo?
- A) Seus interesses pessoais.
- B) Suas crenças e valores sobre o que é certo e errado.
- C) Suas ações sem considerar normas sociais.
- D) A obediência a leis estabelecidas somente.
2. Um ato amoral pode ser considerado:
- A) Um ato que desrespeita normas éticas.
- B) Um ato que não é avaliado sob a perspectiva moral.
- C) Um gesto de bondade sem levantar questões éticas.
- D) Um crime que não afeta ninguém diretamente.
3. Assinale a alternativa que representa um comportamento imoral:
- A) Respeitar as opiniões dos outros.
- B) Roubar um bem material.
- C) Ajudar uma pessoa em necessidade.
- D) Cumprir promessas.
Questões de Verdadeiro ou Falso
4. ( ) A ética é um conjunto de normas impostas pela sociedade.
5. ( ) Dignidade humana se refere ao valor inerente a todos os seres humanos, independente de sua condição social.
6. ( ) Princípios e valores são sinônimos e podem ser usados indistintamente.
Questões para Completar
7. Valores são __________ que orientam a conduta de um indivíduo e são fundamentais para sua moral e ética.
8. A coexistência pacífica entre diferentes culturas depende do respeito pela __________ humana e pela aceitação da diversidade.
Questões Dissertativas
9. Explique o conceito de ética e como ele se relaciona com a moral. Dê exemplos de como esses conceitos podem se manifestar no dia a dia.
10. Discuta a importância dos direitos humanos na proteção da dignidade humana e como eles podem contribuir para a convivência harmoniosa em sociedade.
Questões de Aplicação
11. Analise a situação: Uma pessoa testemunha um ato de injustiça, mas opta por não intervir. Discussão sobre o que essa atitude revela sobre a moral da pessoa, considerando os conceitos de ética e valores.
12. Imagine que um amigo está pensando em realizar um ato que você considera imoral. O que você diria a ele, considerando os princípios de dignidade e coexistência?
Lista de Questões Críticas
13. Como a falta de ética e moral em ações de líderes políticos pode afetar a sociedade em geral? Dê exemplos atuais que ilustram essa questão.
14. Quais são os desafios enfrentados pela construção de uma sociedade que respeite a dignidade humana e os direitos humanos? Refira interações pessoais ou sociais que exemplifiquem sua resposta.
Questões de Análise Situacional
15. Se uma pessoa acredita que as normas sociais são desnecessárias e age somente em seu interesse, como essa mentalidade pode ser classificada dentro dos conceitos discutidos em sala de aula?
16. O que pode ser feito para promover uma maior consciência sobre direitos humanos em sua escola? Proponha uma ação ou projeto social.
Questões de Revisão
17. Defina o que é coexistência e qual seu papel em uma sociedade multicultural.
18. Cite três princípios que você considera essenciais na construção de uma sociedade justa e explique o motivo de sua escolha.
19. Como os valores familiares influenciam a formação da moral individual? Dê dois exemplos.
20. Reflita sobre a seguinte frase: “O respeito à dignidade humana é a base para um mundo mais justo.” Como você interpreta essa afirmação em relação à sua vivência cotidiana?
Gabarito
1: B – A moral envolve crenças e valores sobre o que é certo e errado.
2: B – Amoralidade refere-se a ações que não são avaliadas moralmente.
3: B – Roubar é uma ação claramente imoral.
4: F – A ética é um estudo crítico das normas e não apenas um conjunto de regras.
5: V – A dignidade humana é inerente a todos, independentemente de contexto.
6: F – Princípios frequentemente orientam valores, mas não são estritamente sinônimos.
7: valores.
8: dignidade.
9: A ética envolve a reflexão sobre nossas ações e valores, ela orienta a moral ao nos forçar a considerar o que é justo e razoável. Por exemplo, ser honesto no trabalho é tanto uma questão de ética quanto de moral.
10: Os direitos humanos garantem a todos um conjunto mínimo de condições para levar uma vida digna, o que é essencial para o respeito e paz social.
11: Essa atitude pode refletir uma falta de compromisso com a ética e a moral, mostrando uma desconexão entre conhecimento do que é certo e a disposição de agir.
12: Eu diria que ele deve considerar os sentimentos de outras pessoas envolvidos e as possíveis consequências da atitude. Valorizar a dignidade humana é fundamental.
13: A falta de ética entre líderes pode levar a desconfiança e desilusão social e pode resultar em desgoverno e violação de direitos humanos. Exemplos recentes incluem práticas de corrupção.
14: Desafios incluem preconceitos arraigados, desinformação e a falta de educação sobre direitos humanos. Exemplos podem incluir discriminação em diversas esferas sociais.
15: Essa mentalidade é amoral, pois ignora normas sociais e éticas. Essa pessoa vive em uma perspectiva individualista que pode prejudicar a convivência.
16: Proponho uma campanha de conscientização dentro da escola, abordando temas de direitos humanos e dignidade humana, com debates e palestras.
17: Coexistência é a capacidade de viver em harmonia com outros, respeitando diferenças culturais e religiosas. É fundamental em sociedades diversas.
18: Ex: Justiça, respeito e empatia, pois são essenciais para um convívio harmônico e equitativo.
19: Os valores familiares, como honestidade e respeito, moldam a moral individual, influenciando decisões e ações cotidianas.
20: Essa frase significa que a dignidade humana deve ser um pilar para garantirmos igualdade e respeito nas interações sociais e das políticas públicas.
___
Essas questões englobam uma variedade de níveis de complexidade e níveis de conhecimento, assegurando que os alunos sejam desafiados a pensar criticamente e a se engajar com conceitos fundamentais ao tema.

