“Prova de Ciências: Tipos de Rochas para o 6º Ano”

Tema: Tipos de rochas
Etapa/Série: 6º ano
Disciplina: Ciências
Questões: 5

Prova de Ciências – 6º Ano

Tema: Tipos de Rochas

Planejamentos de Aula BNCC Infantil e Fundamental

Esta prova tem como objetivo avaliar o seu conhecimento sobre os tipos de rochas, suas características e importância no meio ambiente. Responda às questões a seguir de forma clara e completa.

Questões Dissertativas

Questão 1:

Explique a principal diferença entre rochas ígneas, sedimentares e metamórficas. Dê um exemplo de cada tipo de rocha e cite um local onde podemos encontrá-las na natureza.

Questão 2:

As rochas sedimentares são formadas por processos de sedimentação. Descreva como se dá esse processo e quais elementos são essenciais na formação das rochas sedimentares. Cite um exemplo de uma rocha sedimentar e seu uso na vida cotidiana.

Questão 3:

Rochas metamórficas são resultado da transformação de rochas preexistentes. Cite os fatores que contribuem para essa transformação e explique como as condições de temperatura e pressão influenciam na formação das rochas metamórficas.

Questão 4:

Considerando a importância das rochas no ciclo das rochas, explique como as rochas ígneas podem se transformar em rochas sedimentares, passando pelo processo de intemperismo e erosão.

Questão 5:

Imagine que você está em uma expedição geológica e encontra uma rocha com características de granulação fina e com cores variadas. Quais tipos de rochas você poderia estar observando? Quais fatores você usaria para determinar o tipo exato dessa rocha? Justifique sua resposta.

Gabarito

Questão 1:

A principal diferença entre os três tipos de rochas é sua formação:

– As rochas ígneas são formadas a partir do resfriamento e solidificação do magma ou lava. Exemplo: granito (encontrado em áreas montanhosas).

– As rochas sedimentares são formadas pela acumulação e compactação de sedimentos. Exemplo: arenito (encontrado em desertos).

– As rochas metamórficas resultam da transformação de rochas pré-existentes sob altas temperaturas e pressões. Exemplo: mármore (encontrado em pedreiras).

Questão 2:

O processo de sedimentação ocorre quando partículas de rochas ou minerais se acumulam e se compactam ao longo do tempo, formando rochas sedimentares. Elementos como água, vento e gelo são essenciais para esse processo, pois transportam os sedimentos. Um exemplo de rocha sedimentar é o calcário, que é utilizado na construção civil e fabricação de cimento.

Questão 3:

Os principais fatores que contribuem para a metamorfose das rochas são a temperatura, pressão e a presença de fluidos químicos. Temperaturas elevadas e pressão intensa promovem a reorganização mineral e física das rochas pré-existentes, transformando rochas ígneas ou sedimentares em metamórficas, como o gnaisse.

Questão 4:

As rochas ígneas podem se transformar em rochas sedimentares através do processo de intemperismo (desgaste físico e químico) que quebra as rochas em sedimentos, seguidos do transporte e deposição desses sedimentos, que, ao longo do tempo, se compactam e se cimentam formando rochas sedimentares.

Questão 5:

Na expedição geológica, a rocha com características de granulação fina e cores variadas pode ser uma rocha ígnea (como basalto) ou uma rocha metamórfica (como quartzo). Para determinar o tipo exato, 요소 como a textura, cor, mineralogia e o local onde foi encontrada seriam usados. A justificação depende da observação detalhada das características físicas da rocha.

Essa prova foi elaborada com base nas expectativas de aprendizagem previstas na BNCC, garantindo que os alunos desenvolvam uma compreensão holística sobre os tipos de rochas e suas interações com o meio ambiente.

Botões de Compartilhamento Social