“Prova de Ciências: Primeira Lei de Mendel para 9º Ano”

Tema: primeira lei de mendel
Etapa/Série: 9º ano
Disciplina: Ciências
Questões: 20

Prova de Ciências – 9º Ano

Tema: Primeira Lei de Mendel, Darwin e Lamarck, Genética

Duração: 2×45 minutos

Planejamentos de Aula BNCC Infantil e Fundamental

Instruções:

Responda as questões a seguir de maneira clara e objetiva. Utilize argumentos que reflitam seu entendimento sobre os temas abordados. Cada questão dissertativa deve ser respondida em parágrafo(s) bem estruturado(s).

Questões:

  1. Explique o que é a Primeira Lei de Mendel, conhecida como a Lei da Segregação. Em sua resposta, inclua um exemplo prático que ilustre esse conceito.
  2. Mendel utilizou plantas de ervilha para suas experiências. Cite dois motivos pelos quais as ervilhas foram escolhidas e como essas características eram úteis para os estudos genéticos.
  3. Compare a abordagem de Mendel sobre a hereditariedade com a proposta de Lamarck. Quais são as principais diferenças entre as duas teorias? Dê exemplos que fundamentem sua comparação.
  4. Em relação à Primeira Lei de Mendel, discorra sobre a importância da geração F1 e F2 nos cruzamentos que Mendel realizou. O que essas gerações representam?
  5. Defina o termo ‘alelo’ e discorra sobre a diferença entre alelos dominantes e recessivos. Dê um exemplo prático utilizando uma característica do ser humano.
  6. Mencione e explique como a Lei da Segregação se aplica na determinação do fenótipo em uma nova geração de plantas a partir de uma planta que é heterozigota para uma característica específica.
  7. Utilizando a Primeira Lei de Mendel, explique como uma planta com genótipo TT (dominante) e uma planta com genótipo tt (recessivo) se cruzariam e quais seriam as proporções fenotípicas e genotípicas da F1 e da F2.
  8. Como a teoria de Darwin sobre a seleção natural pode complementar os achados de Mendel? Discuta como essas duas teorias podem coexistir na explicação da evolução das espécies.
  9. Cite e explique a importância do trabalho de Mendel para a biologia moderna. Como suas descobertas influenciaram a genética contemporânea?
  10. Analise um experimento hipotético em que um pessegueiro (Prunus persica) apresenta uma característica de fruto amarelo (dominante) e um de fruto verde (recessivo). Quais as possíveis combinações genotípicas e fenotípicas na F1 e F2, caso se realize um cruzamento entre dois pessegueiros heterozigotos?
  11. Explique o conceito de segregação independente e como ele se relaciona com a Primeira Lei de Mendel. Dê um exemplo em que dois pares de alelos diferentes são analisados.
  12. Descreva um experimento que poderia ser realizado para demonstrar a Primeira Lei de Mendel utilizando uma planta de ervilha. Quais cuidados devem ser tomados para garantir resultados precisos?
  13. Como a genética mendeliana pode ser aplicada na atualidade? Discuta aplicações práticas em áreas como agricultura ou medicina.
  14. Critique a teoria de Lamarck e explique porque ela não é mais aceita na biologia moderna, citando os princípios de Mendel e Darwin.
  15. Considerando a herança de características simples, como o controle da cor do feijão (preto e branco) em uma população, descreva os passos para determinar a proporção esperada na terceira geração (F3), partindo de um cruzamento da F1.
  16. A interação entre genes pode modificar a expressão fenotípica. Dê um exemplo de como isso ocorre e como isso se relaciona com a Primeira Lei de Mendel.
  17. Considere que um gene ligado ao sexo determina a cor do olho em uma espécie de inseto. Como as leis de Mendel se aplicariam neste contexto? Explique os conceitos de herança ligada ao sexo.
  18. Com base em suas histórias científicas, como você descreveria o impacto de Mendel e Darwin na sociedade contemporânea? Quais as implicações dessas teorias para questões éticas e científicas atuais?
  19. Por fim, relacione a Primeira Lei de Mendel com a compreensão atual da genética molecular. Como os avanços na biologia molecular reforçam ou complementam os princípios mendelianos?

Gabarito Detalhado

1. Resposta esperada: A Primeira Lei de Mendel, ou Lei da Segregação, afirma que os pares de alelos se separam durante a formação dos gametas. Exemplo: cruzamento de flores vermelhas (RR) com flores brancas (rr), resultando apenas em flores vermelhas na F1.

2. Resposta esperada: As ervilhas foram escolhidas devido à sua fácil manipulação (autopolinizadoras) e à variedade de características visíveis, como cor e forma. Isso facilitou o controle dos cruzamentos e a observação dos fenótipo.

3. Resposta esperada: Mendel focava em características discretas enquanto Lamarck acreditava na herança de características adquiridas. Exemplo: Mendel explicava que um rato branco e um preto teriam descendentes com características relacionadas aos alelos, enquanto Lamarck afirmaria que se um rato adquirido uma nova característica, seus descendentes também teriam.

4. Resposta esperada: A geração F1 mostra a expressão dos alelos dominantes, enquanto a F2 exibe a segregação dos alelos de ambos os progenitores, permitindo compreender a frequência fenotípica.

5. Resposta esperada: Alelo é uma variante de um gene. Dominante (ex: A) se expressa em heterozigose (Aa) e recessivo (ex: a) apenas em homozigose (aa). Exemplo: cor dos olhos, onde A (castanho) é dominante e a (azul) é recessivo.

6. Resposta esperada: Ao fazer um cruzamento entre uma planta heterozigota (Aa) e uma homozigota recessiva (aa), a segregação dos alelos levará a uma proporção de 50% de Aa (fenótipo dominante) e 50% de aa (fenótipo recessivo).

7. Resposta esperada: A seleção natural explica como características vantajosas são favorecidas ao longo do tempo, e os princípios de Mendel explicam como essas características são herdadas. Juntas, elas ajudam a entender a adaptação das espécies.

8. Resposta esperada: O trabalho de Mendel fundamentou a genética como uma ciência distinta, levando ao entendimento de como as características são herdadas. Suas leis são a base para a pesquisa genética moderna.

9. Resposta esperada: Ao cruzar dois pessegueiros heterozigotos (Aa x Aa), esperamos 25% AA (amarelo), 50% Aa (amarelo) e 25% aa (verde), totalizando 75% de frutos amarelos e 25% verdes na F2.

10. Resposta esperada: A segregação independente afirma que a distribuição dos alelos para diferentes características ocorre de forma separada. Exemplo: o cruzamento da forma da semente e da cor da semente em ervilhas.

11. Resposta esperada: Um experimento poderia envolver o cruzamento controlado de plantas com características específicas, garantindo polinização controlada e registro preciso dos resultados.

12. Resposta esperada: A genética mendeliana se aplica na agricultura (ex: melhoramento de culturas) e na medicina (ex: terapia gênica) em doenças genéticas, reforçando a importância das e as aplicações práticas dos conceitos.

13. Resposta esperada: A teoria de Lamarck não é aceita, pois não há evidências de que as características adquiridas sejam passadas aos descendentes, enquanto Mendel e Darwin fundamentam a genética e evolução com evidências robustas.

14. Resposta esperada: Para determinar os fenótipos da F3, deve-se considerar o cruzamento entre F1. Os resultados poderiam mostrar proporções esperadas de fenótipo com base nas proporções da F1.

15. Resposta esperada: A interação entre


Botões de Compartilhamento Social