“Prova de Banco de Horas: Questões para 3º Ano do Ensino Médio”

Tema: Banco de Horas
Etapa/Série: 3º ano – Ensino Médio
Disciplina: Educação Tecnológica
Questões: 6

Prova de Educação Tecnológica – 3º Ano do Ensino Médio

Tema: Banco de Horas

Planejamentos de Aula BNCC Infantil e Fundamental

Aproximando-se de um conceito importante na gestão do tempo de trabalho e na relação entre empregador e empregado, as questões a seguir abordam o tema “Banco de Horas”. Responda se as afirmações são Verdadeiras (V) ou Falsas (F).

Questões

  1. O banco de horas é uma ferramenta que permite ao trabalhador acumular horas extras trabalhadas para serem descontadas em folgas futuras. ( )
  2. A implementação do banco de horas na empresa não requer qualquer formalidade ou registro legal. ( )
  3. Em um banco de horas, o trabalhador pode optar por receber as horas extras em forma de pagamento ao invés de folgas. ( )
  4. O prazo para compensar as horas acumuladas em um banco de horas deve ser definido em acordo entre empregado e empregador, mas é limitado a um ano. ( )
  5. A utilização do banco de horas pode favorecer tanto os trabalhadores, através de mais liberdade na escolha de suas folgas, quanto os empregadores, através de uma gestão mais flexível de jornada. ( )
  6. O banco de horas é uma obrigatoriedade para todas as empresas com mais de 10 funcionários, independentemente de um acordo coletivo ou individual com os empregados. ( )

Gabarito

  1. V – O banco de horas realmente permite que o trabalhador acumule horas extras para serem compensadas com folgas futuras, promovendo um equilíbrio na carga horária.
  2. F – A implementação do banco de horas exige formalização, geralmente através de convenção coletiva ou acordo individual, para garantir a segurança jurídica tanto para empregadores quanto para empregados.
  3. F – As horas acumuladas no banco de horas devem ser compensadas com folgas e não podem ser pagas em dinheiro, salvo algumas exceções previstas por lei ou convenção coletiva.
  4. V – O prazo para a compensação deve realmente ser acordado, e a legislação brasileira define esse limite, proporcionando um “período de validade” para as horas acumuladas.
  5. V – O banco de horas cria um cenário onde tanto empregadores quanto empregados são beneficiados, promovendo maior flexibilidade na gestão do tempo de trabalho.
  6. F – O banco de horas não é uma obrigatoriedade generalizada, mas sim uma opção que deve ser acordada entre as partes, podendo haver a necessidade de acordo coletivo.

As questões acima foram desenvolvidas objetivando promover o entendimento sobre como o banco de horas pode ser aplicado nas relações de trabalho, além de estimular o raciocínio crítico acerca da gestão do tempo e das obrigações legais pertinentes ao tema.


Botões de Compartilhamento Social