“Posse de Terras no Brasil: História e Desafios para o 5º Ano”

Tema: posse de terras e propriedade sobre elas na história do brasil
Etapa/Série: 5º ano
Disciplina: História
Questões: 3

Prova de História – 5º Ano

Tema: Posse de Terras e Propriedade sobre elas na História do Brasil

Instruções:

Planejamentos de Aula BNCC Infantil e Fundamental

Leia atentamente cada questão e escolha a alternativa correta.


Questão 1

Na época do Brasil Colonial, a posse de terras era uma questão central para a estrutura econômica e social. A principal forma de concessão de terras realizada pela Coroa Portuguesa era chamada de:

1. Sesmarias

2. Capitanias hereditárias

3. Usufruto

4. Concessões reais

Questão 2

Em 1850, foi promulgada uma lei importante sobre a compra e venda de terras no Brasil, que tinha como um dos seus objetivos regulamentar a posse de terras. Essa lei ficou famosa por seu rigor em relação à documentação da propriedade. Qual é o nome dessa lei?

1. Lei de Terras

2. Lei de Uso e Ocupação de Solo

3. Lei de Registro Publico de Propriedade

4. Lei das Capitanias

Questão 3

Ao longo da história do Brasil, algumas comunidades enfrentaram dificuldades na posse de terra, especialmente os movimentos indígenas e afro-brasileiros. Um importante movimento de luta pela terra, que ganhou força a partir da década de 1980, é conhecido como:

1. Movimento dos Sem-Terra (MST)

2. Movimento Indígena

3. Reforma Agrária

4. Movimento das Comunidades Negras


Gabarito

Questão 1: Alternativa 2 – Capitanias hereditárias

Justificativa: As capitanias hereditárias foram uma forma de divisão de terras que a Coroa Portuguesa utilizou para incentivar o desenvolvimento do Brasil no período colonial, concedendo grandes áreas para nobres e comerciantes.

Questão 2: Alternativa 1 – Lei de Terras

Justificativa: A Lei de Terras, de 1850, estabeleceu que a propriedade da terra deveria ser formalizada por meio de compra e venda em vez de posse apenas informal, visando regularizar as situações de posse no país.

Questão 3: Alternativa 1 – Movimento dos Sem-Terra (MST)

Justificativa: O MST é um dos principais movimentos sociais que luta pela reforma agrária e pela posse de terras no Brasil, promovendo a ocupação de propriedades improdutivas na busca por justiça agrária e social.


Considerações Finais:

Esta prova tem como objetivo avaliar seu conhecimento sobre a história da posse de terras no Brasil, além de estimular sua capacidade de análise e compreensão crítica dos processos sociais e econômicos envolvidos. Boa sorte!

Botões de Compartilhamento Social