“Interpretação de Capas de Livro: Prova para o 2º Ano”
Tema: interpretação de capa de livro
Etapa/Série: 2º ano
Disciplina: Língua Portuguesa
Questões: 1
Prova de Língua Portuguesa – Interpretação de Capa de Livro
Alunos do 2º Ano
—
Instruções: Leia atentamente cada questão e responda com calma. Utilize seus conhecimentos para interpretar as capas dos livros apresentadas e as informações pedidas.
—
Questão 1: Completar Frases
Leia a descrição da capa de um livro fictício e complete as frases com as palavras que você acha que se encaixam melhor.
*Descrição da Capa:* O livro “A Aventura na Floresta” tem uma imagem de uma floresta verdejante, com árvores altas e uma pequena clepsidra. No centro da capa, está um coelho curioso olhando para uma trilha. O título está escrito em letras grandes e coloridas, e há também pequenos animais desenhados ao redor.
Complete as frases abaixo:
1. A capa do livro “A Aventura na Floresta” é composta por __________ (natureza, cidade, escola).
2. O personagem principal, que aparece na capa, é __________ (um pássaro, um coelho, um gato).
3. A presença da floresta sugere que a história pode envolver __________ (aventuras, matemática, esportes).
—
Questão 2: Interpretação e Análise
Para a próxima parte, observe a capa de outro livro da sua escolha e responda:
4. Descreva 3 elementos que você vê na capa do livro. O que estes elementos podem indicar sobre a história? (Use 3 frases curtas).
—
Questão 3: Raciocínio Crítico
5. Imagine que você encontrou um livro com a capa mostrando um dragão e um cavaleiro. O que você imagina que pode acontecer nessa história? Dê uma breve explicação em 4 linhas.
—
Questão 4: Aplicação Prática
6. Escolha um livro que você já leu e desenhe a capa do livro. Depois, escreva uma frase sobre o que você acha que fica claro só com a capa. (Mínimo de 2 linhas, máximo de 5 linhas).
—
Gabarito
Respostas orientação e justificativas:
1. Resposta Esperada: “natureza”, “um coelho”, “aventuras”.
Justificativa: A capa descrita remete a um ambiente natural e oferece indicativos de aventura, que são comuns em histórias infantojuvenis.
2. Resposta livre do aluno.
Justificativa: A descrição dos elementos da capa varia, permitindo que o aluno pense de forma crítica sobre o que uma imagem pode transmitir.
3. Resposta livre do aluno.
Justificativa: A capacidade de imaginar o enredo a partir de uma imagem auxilia na formação de imagens mentais e no raciocínio crítico.
4. Resposta livre do aluno.
Justificativa: O exercício leva o aluno a formular uma narrativa a partir de elementos visuais, o que é um importante passo na compreensão de textos literários.
5. Resposta livre do aluno.
Justificativa: Esse desenho e descrição permitem que o aluno conecte a interpretação visual à narrativa lida, facilitando o aprendizado sobre a importância das capas em atrair e informar sobre os conteúdos dos livros.
—
Avaliação: A prova visa avaliar a capacidade dos alunos de interpretar elementos visuais e a relação destes com a compreensão de histórias, além de estimular a criatividade e o pensamento crítico, conforme orientações da BNCC para o 2º ano no ensino de Língua Portuguesa.