Êxodo Rural e Industrialização: Desafios e Soluções no Brasil
Tema: Êxodo rural industrialização
Etapa/Série: 7º ano
Disciplina: Geografia
Questões: 6
Prova de Geografia – 7º Ano
Tema: Êxodo Rural e Industrialização
Instruções: Responda as questões abaixo de forma clara e objetiva. Utilize exemplos sempre que possível para ilustrar suas respostas.
—
Questão 1: Compreensão Básica
A industrialização é um processo que transformou a economia em muitos países. Explique, em suas próprias palavras, o que é êxodo rural e qual a sua relação com o processo de industrialização.
—
Questão 2: Identificação de Causas
Quais são os principais fatores que têm levado as pessoas a deixarem as áreas rurais e se mudarem para as cidades? Cite pelo menos três motivos e explique como cada um deles contribui para o êxodo rural.
—
Questão 3: Análise de Consequências
O êxodo rural pode trazer várias consequências tanto para as áreas rurais quanto urbanas. Refira-se a pelo menos duas consequências positivas e duas negativas que esse movimento pode causar e justifique suas respostas.
—
Questão 4: Interpretação de Dados
Analise a seguinte situação: imagine uma cidade que absorveu um alto número de migrantes rurais nos últimos anos. Como você acha que essa mudança impactou os serviços públicos da cidade, como saúde e educação? Responda com base nas características típicas das cidades que passaram por esse fenômeno.
—
Questão 5: Comparação Histórica
O êxodo rural foi um fenômeno que se intensificou no Brasil a partir do século XX. Compare a situação do êxodo rural nos períodos pré e pós- industrialização. Como as condições de vida das pessoas eram diferentes em cada um desses momentos?
—
Questão 6: Proposição de Soluções
Diante dos problemas gerados pelo êxodo rural e a rápida urbanização, proponha algumas soluções que poderiam ser implementadas para melhorar a qualidade de vida tanto nas áreas rurais quanto urbanas. Justifique suas propostas.
—
Gabarito
Questão 1:
O êxodo rural refere-se ao movimento de pessoas que deixaram as áreas rurais em busca de melhores condições de vida nas cidades, muitas vezes devido à industrialização, que oferece mais oportunidades de emprego e acesso a serviços.
Questão 2:
Os principais fatores que levam ao êxodo rural incluem:
1. Progresso tecnológico na agricultura: Com o aumento da produtividade, muitas pessoas perderam seus empregos rurais.
2. Busca por melhores condições de vida: As cidades oferecem maiores oportunidades em questão de trabalho e serviços.
3. Condições climáticas e desastres naturais: Experiências ruins nas áreas rurais devido a secas ou enchentes levam as pessoas a migrar.
Questão 3:
Consequências positivas:
1. Diversidade cultural nas cidades: A chegada de novas pessoas enriquece a cultura local.
2. Maior força de trabalho: O aumento da população contribui para o funcionamento das indústrias.
Consequências negativas:
1. Sobrecarga nos serviços urbanos: Aumento da demanda por serviços públicos que podem não conseguir atender a todos.
2. Crescimento das favelas: A falta de habitação adequada provoca o surgimento de áreas informais.
Questão 4:
A rápida absorção de migrantes pode causar uma sobrecarga nos serviços públicos, como saúde e educação, que, frequentemente, não estão preparados para lidar com o aumento populacional. Isso pode resultar em filas longas, falta de atendimento e deterioração da qualidade educativa.
Questão 5:
Antes da industrialização, muitos camponeses viviam em pequenas comunidades com uma economia sustentada por pequenos cultivos. Após a industrialização, as pessoas enfrentaram novas realidades nas cidades, como a vida em áreas densamente povoadas e a dependência do trabalho nas fábricas.
Questão 6:
Propostas de solução:
1. Investimento em infraestrutura nas áreas rurais: Melhorar o acesso à educação e à saúde pode reter as populações.
2. Promoção de atividades econômicas alternativas: Como turismo ou agroindústria que podem oferecer oportunidades de emprego nas áreas rurais.
Justificativas: Melhores condições nas áreas rurais podem evitar o êxodo em massa e garantir o desenvolvimento equilibrado entre áreas urbanas e rurais.

