“Desvende Conjunções e Figuras de Linguagem no 8º Ano!”
Tema: Conjusões e figura de linguaje
Etapa/Série: 8º ano
Disciplina: Língua Portuguesa
Questões: 5
Prova de Língua Portuguesa: Conjunções e Figuras de Linguagem
—
Instruções:
– Leia atentamente cada questão.
– Responda de forma clara e objetiva, utilizando exemplos quando necessário.
– As respostas devem refletir seu entendimento sobre conjunções e figuras de linguagem.
—
Questões:
Questão 1: (Dissertativa – 4 pontos)
Defina o que são conjunções e descreva sua função em uma frase. Apresente dois exemplos de conjunções, classificando-as como coordenativas ou subordinativas, e explique a diferença entre elas.
Questão 2: (Dissertativa – 4 pontos)
Escolha uma figura de linguagem (metáfora, metonímia, antítese ou hipérbole) e defina-a. Produza uma frase original que a utilize e explique brevemente o efeito que essa figura gera no contexto da frase.
Questão 3: (Dissertativa – 5 pontos)
Analise a frase a seguir, identificando as conjunções e discutindo seus tipos: “Maria queria ir ao cinema, mas estava muito cansada para sair de casa, embora tivesse comprado os ingressos.”
Questão 4: (Dissertativa – 4 pontos)
Explique a importância das figuras de linguagem na construção de significados em um texto. Em sua resposta, cite como o uso de uma figura pode alterar a interpretação de um trecho, utilizando um exemplo curto para ilustrar sua argumentação.
Questão 5: (Dissertativa – 5 pontos)
Crie um pequeno texto (de 5 a 8 linhas) em que utilize pelo menos três figuras de linguagem diferentes, além de incluir pelo menos duas conjunções. Destaque as figuras que você usou e explique brevemente o efeito que cada uma trouxe ao texto.
—
Gabarito:
Questão 1:
As conjunções são palavras que conectam orações ou termos dentro de uma oração. Exemplos: “e” (coordenativa) e “porque” (subordinativa). As conjunções coordenativas conectam orações independentes, enquanto as subordinativas conectam uma oração dependente a uma independente.
Questão 2:
Resposta esperada: Definição clara da figura de linguagem escolhida, um exemplo original e uma breve análise do efeito. Por exemplo, se foi escolhida a metáfora: “A vida é um barco furado.” O efeito gerado é a ideia de que a vida, assim como um barco furado, apresenta dificuldades e desafios que precisam ser contornados.
Questão 3:
Identificação das conjunções “mas” (coordenativa) e “embora” (subordinativa). A primeira opõe duas ideias, enquanto a segunda conecta a ideia da ação de estar cansada à condição de ter comprado os ingressos. A diferença é que “mas” liga ideias independentes e “embora” liga uma ideia independente a uma dependente.
Questão 4:
Resposta que demonstre entendimento da função das figuras de linguagem, como intensificar emoções ou enriquecer a descrição. Um exemplo pode ser a metáfora que transforma um conceito abstrato em uma imagem concreta, facilitando a compreensão e evocando sentimentos no leitor.
Questão 5:
Texto deve conter três figuras de linguagem (por exemplo: hipérbole, antítese, aliteração) e duas conjunções. Expectativa de uma explicação clara do efeito de cada figura, como hipérbole enfatizando a intensidade de uma situação. Detalhes sobre a relevância da linguagem figurada e como as conjunções ajudam na fluidez do texto também são importantes.
—
Considerações Finais:
As questões propostas objetivam avaliar não apenas o conhecimento básico sobre conjunções e figuras de linguagem, mas, sobretudo, a capacidade de análise crítica e reflexão sobre a linguagem, de acordo com os princípios da BNCC para o 8º ano.

