“Desigualdade Social no Brasil: Prova de Geografia para 5º Ano”
Tema: desigualdade social e de renda no brasil
Etapa/Série: 5º ano
Disciplina: Geografia
Questões: 10
Prova de Geografia – 5º Ano
Tema: Desigualdade Social e de Renda no Brasil
Instruções: Leia as questões com atenção e responda de acordo com o que você aprendeu sobre desigualdade social e de renda no Brasil. As questões são misturadas entre múltipla escolha, verdadeiro ou falso, completamento e dissertativas.
Questões
- Questão 1 (Múltipla escolha):
O que se entende por desigualdade social?
a) A diferença entre países ao redor do mundo
b) A distribuição desigual de riquezas e oportunidades entre as pessoas
c) A quantidade de recursos naturais em um país
d) O número de habitantes em uma cidade
- Questão 2 (V ou F):
A desigualdade de renda significa que algumas pessoas ganham muito dinheiro enquanto outras não têm acesso a recursos básicos. (V) (F)
- Questão 3 (Completamento):
A __________ é um dos principais responsáveis pela desigualdade social no Brasil, sendo muitos alunos sem acesso à educação de qualidade.
- Questão 4 (Múltipla escolha):
Das opções abaixo, qual é um dos efeitos da desigualdade social no Brasil?
a) Aumento da qualidade de vida para todos
b) Acesso limitado a serviços de saúde para a população mais pobre
c) Menor número de pessoas com emprego
d) Maior quantidade de recursos naturais
- Questão 5 (V ou F):
A desigualdade social não tem impacto na segurança pública de uma comunidade. (V) (F)
- Questão 6 (Dissertativa):
Como a educação pode ajudar a reduzir a desigualdade social no Brasil? Dê exemplos em sua resposta.
- Questão 7 (Completamento):
O Brasil é um dos países mais __________ em relação à distribuição de renda, com uma grande diferença entre os mais ricos e os mais pobres.
- Questão 8 (Múltipla escolha):
Qual dessas ações pode ajudar a diminuir a desigualdade social?
a) Aumentar os impostos para os ricos
b) Reduzir os salários dos trabalhadores
c) Cortar programas de assistência social
d) Incentivar as famílias a não trabalharem
- Questão 9 (V ou F):
Todos os brasileiros têm as mesmas oportunidades no acesso à saúde. (V) (F)
- Questão 10 (Dissertativa):
Cite duas formas como a desigualdade econômica pode afetar a vida de uma criança no Brasil e explique cada uma delas.
Gabarito
- Resposta: b) A distribuição desigual de riquezas e oportunidades entre as pessoas
Justificativa: A desigualdade social refere-se à disparidade nas oportunidades e recursos disponíveis para diferentes grupos na sociedade. - Resposta: V (Verdadeiro)
Justificativa: A desigualdade de renda implica que enquanto algumas pessoas acumulam riqueza, outras ficam em situações de vulnerabilidade e sem condições básicas de vida. - Resposta: educação
Justificativa: A educação é um fator crítico que pode influenciar na redução da desigualdade social, pois é a chave para o acesso a melhores oportunidades no futuro. - Resposta: b) Acesso limitado a serviços de saúde para a população mais pobre
Justificativa: A desigualdade social afeta diretamente o acesso a serviços essenciais e, consequentemente, a qualidade de vida da população mais pobre. - Resposta: F (Falso)
Justificativa: A desigualdade social, de fato, tem um forte impacto na segurança pública, pois as comunidades mais vulneráveis muitas vezes enfrentam mais violência e criminalidade devido à privação e desespero. - Resposta: A educação é fundamental para quebrar o ciclo da pobreza, pois proporciona habilidades e conhecimentos que permitem melhores empregos e oportunidades. Exemplo: Programas de educação bilíngue podem ajudar jovens a acessarem empregos melhores no futuro.
- Resposta: desigual
Justificativa: A frase destaca que o Brasil apresenta uma significativa desigualdade na distribuição de renda, impactando a sociedade como um todo. - Resposta: a) Aumentar os impostos para os ricos
Justificativa: Medidas que buscam justice social e redistribuição de recursos podem contribuir para a diminuição das desigualdades existentes. - Resposta: F (Falso)
Justificativa: Existe uma grande disparidade no acesso a serviços de saúde, que varia conforme a classe social e a localização geográfica. - Resposta: As desigualdades econômicas podem afetar o acesso à educação, o que limita as oportunidades das crianças de um dia ter um futuro melhor. Além disso, a falta de recursos pode afetar a nutrição adequada e a saúde, impactando diretamente seu desenvolvimento.
Observação: As respostas devem ser explicadas de maneira que os alunos consigam relacionar teoria e prática do conteúdo abordado em sala de aula.

