Atitudes Humanas em Relação à Natureza: Uma Análise Completa
Tema: ATITUDES HUMANAS COM RELAÇÃO À NATUREZA – Veneração Antes da revolução neolítica, o homem via a natureza como uma força incontrolável e temível. As forças da natureza eram vistas como divindades que podiam ser controladas com rituais religiosos ou mágicos. – Submissão Com o desenvolvimento da agricultura, os seres humanos passaram a depender da natureza. Os ciclos anuais tornaram-se uma realidade a que eles não podem escapar. Aquele que não se submetesse a essa realidade estaria sujeito à morte, pois todos os homens passaram a depender dos caprichos da natureza. Algumas horas de tempestade, por exemplo, poderiam acabar com o trabalho de um ano inteiro. – Obediência. Durante a Idade Média, o geocentrismo determinava a Terra como o centro do Universo. A natureza e tudo o que existia estava a serviço do homem, sua principal criatura e para quem tudo havia sido criado. Como a natureza estava a serviço do homem, ele deveria submetê-la, e não tinha para com ela nenhum respeito sagrado. DO PRINCÍPIO AO FIM? A partir da Modernidade e nos dias atuais (contemporâneo), o relacionamento do ser humano com a natureza pode ser assim resumido: Descobrimento. No Renascimento, o homem toma consciência de sua autonomia e superioridade sobre a natureza. O mundo é algo que deve ser descoberto e conquistado. Administração. Na Idade Moderna, a natureza não é mais um objeto de admiração, mas de interesse intelectual. Deus é visto como o relojoeiro divino que, depois de criar o mundo, cruzou os braços e foi contemplar o funcionamento de sua criação. Ao ser humano caberia, então, administrar o Universo, de acordo com regras que ele deveria desvendar. Transformação. As inovações tecnológicas da Idade Contemporânea são o resultado do desenvolvimento incessante de novas técnicas. Os homens trocam a natureza pela fábrica, o campo pela cidade, a fé em Deus pela confiança na máquina. O mundo é considerado uma mina ou um laboratório. Secularização. No mundo secularizado de hoje, não há espaço para Deus na Terra. O homem deve dispor dos recursos e matérias-primas da natureza para o seu bem-estar. A exploração da natureza é o orgulho do homem. Produção e consumo condicionam o êxito do humano em sua existência no cosmos. Ecologia. A natureza é nossa casa. O homem também é parte da natureza. A valorização da natureza se concretiza na ideia de conservação: é necessário defender a natureza das agressões que acabam com os recursos que tornam possível a vida na Terra.
Etapa/Série: 9º ano
Disciplina: Ensino Religioso
Questões: 10
PROVA DE ENSINO RELIGIOSO – 9º ANO
Tema: Atitudes humanas com relação à natureza
Data: ___________
Nome: ____________________________________________________
INSTRUÇÕES:
Leia atentamente cada questão e responda-a da melhor forma, considerando os conceitos abordados no tema. Cada questão possui um valor específico, visando avaliar sua compreensão e capacidade de análise.
QUESTÕES
1. (Múltipla escolha – 1 ponto)
Antes da revolução neolítica, como os seres humanos viam a natureza?
a) Como um recurso a ser explorado.
b) Como uma força incontrolável e temível.
c) Como um obstáculo a ser superado.
d) Como uma aliada no desenvolvimento.
2. (Verdadeiro ou Falso – 1 ponto)
( ) Durante o desenvolvimento da agricultura, os seres humanos passaram a depender ainda mais da natureza e de seus ciclos.
( ) Na Idade Média, o homem considerava a natureza como algo que devia ser respeitado e protegido.
3. (Dissertativa – 2 pontos)
Explique como a visão da natureza mudou com a chegada da Idade Média e quais implicações essa mudança teve para a relação entre o homem e o meio ambiente.
4. (Completar – 1 ponto)
A ideia de que a natureza deve ser administrada e não admirada se consolidou na Idade Moderna. Durante essa época, Deus era visto como o ___________.
5. (Múltipla escolha – 1 ponto)
Quais mudanças ocorreram no relacionamento do ser humano com a natureza a partir da Modernidade?
a) A natureza começou a ser considerada sagrada novamente.
b) O homem passou a confiá-la a máquinas e tecnologias.
c) Os rituais religiosos ganharam protagonismo novamente.
d) A exploração da natureza foi desestimulada.
6. (Verdadeiro ou Falso – 1 ponto)
( ) No Renascimento, o homem passa a se sentir parte da natureza, e não superior a ela.
( ) Os avanços tecnológicos da Idade Contemporânea originaram a exploração desenfreada dos recursos naturais.
7. (Dissertativa – 2 pontos)
Discussione a ideia de “secualrização” em relação ao meio ambiente e como isso afeta sua conservação nos dias de hoje.
8. (Múltipla escolha – 1 ponto)
Na visão contemporânea, como a natureza é percebida em relação ao homem?
a) Como um recurso para exploração e produção.
b) Como uma entidade que deve ser venerada.
c) Como um lugar de descanso espiritual.
d) Como um rival a ser combatido.
9. (Completar – 1 ponto)
As inovações tecnológicas da Idade Contemporânea podem ser vistas como uma ___________ da natureza para a produção em massa e consumo.
10. (Dissertativa – 2 pontos)
Avalie a importância de uma relação respeitosa com a natureza em um mundo cada vez mais consumista e industrializado. Cite exemplos para justificar sua opinião.
GABARITO
1. b – Antes da revolução neolítica, o homem via a natureza como uma força incontrolável e temível.
2. ( ) Correto, ( ) Incorreto – A primeira afirmação é verdadeira, a segunda é falsa; no contexto da Idade Média, a natureza foi vista como algo a serviço do homem.
3. Resposta esperada: Os alunos devem relacionar a visão geocêntrica com a ideia de que a natureza estava a serviço do homem. Pode-se discutir a falta de respeito à natureza e as consequências disso em relação à exploração.
4. relojoeiro.
5. b – A partir da Modernidade, o homem começou a confiar mais na tecnologia para lidar com a natureza, em vez de apenas admirá-la.
6. ( ) Incorreto, ( ) Correto – A primeira afirmação é falsa, já a segunda é verdadeira, pois as inovações e a tecnologia ampliaram a exploração dos recursos naturais.
7. Resposta esperada: A secularização é vista como a falta de espaço para a espiritualidade na relação com a natureza, resultando em uma exploração e degradação do meio ambiente, o que é prejudicial para a conservação.
8. a – A visão contemporânea muitas vezes coloca a natureza como um recurso para exploração e produção, refletindo a mentalidade consumista atual.
9. troca.
10. Resposta esperada: O aluno deve defender a conservação da natureza, relacionando a exploração excessiva aos problemas ambientais e sugerindo soluções como consumo consciente e práticas sustentáveis.
Esse gabarito pode orientar a correção das respostas com critérios claros e objetivos, refletindo os principais conceitos relacionados às atitudes humanas em relação à natureza.