“Análise da Carta de Pero Vaz de Caminha: Literatura e História”
Tema: literatura – carta de pero vaz de caminha
Etapa/Série: 1º ano – Ensino Médio
Disciplina: Língua Portuguesa
Questões: 1
PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA – 1º ANO ENSINO MÉDIO
Tema: Literatura – Carta de Pero Vaz de Caminha
—
Questão 1: Múltipla Escolha
Leia o trecho abaixo da carta de Pero Vaz de Caminha, datada de 1 de abril de 1500, e responda à pergunta.
“No entanto, creio que será necessário que os que aqui vierem se mostrem afeições aos ditos índios e façam por eles, de certo modo, o que Deus fez por nós, isto é, que por isso lhes apresentemos os sagrados mistérios da nossa fé e os conduzam, com os modos a que se trazem, ao caminho da salvação e a uma vida nova, que é da graça que os ilumina e aquanto a palavra de Deus de misericórdia.”
Considerando o trecho exposto e o contexto da carta, que trata do projeto de catequização dos indígenas, assinale a alternativa que melhor representa a intenção do autor em relação aos povos indígenas.
a) Os indígenas são descritos como seres inferiores que devem ser civilizados à força, sem consideração por suas crenças e hábitos.
b) A carta apenas relata as características naturais das terras brasileiras, sem mencionar aspectos relacionados aos indígenas.
c) O autor revela um desejo genuíno de estabelecer uma relação respeitosa entre os colonizadores e os indígenas, por meio da introdução da fé cristã e do ensino dos valores cristãos.
d) A intenção de Caminha é provocar uma reação de temor nos indígenas para que se submetam ao domínio português.
e) A carta não menciona a necessidade de catequização, apenas apresenta descrições geográficas das novas terras.
—
Gabarito
Alternativa correta: c) O autor revela um desejo genuíno de estabelecer uma relação respeitosa entre os colonizadores e os indígenas, por meio da introdução da fé cristã e do ensino dos valores cristãos.
Justificativa: A opção c) é a mais adequada pois o trecho enfatiza a intenção de Pero Vaz de Caminha de apresentar aos indígenas a fé cristã com o intuito de conduzi-los à salvação e a uma nova vida. A linguagem utilizada sugere um desejo de cuidar e instruir os indígenas, embora também revele o viés colonizador típico da época. As demais opções não refletem com precisão a complexidade da posição do autor em relação aos indígenas ou distorcem suas intenções, que, embora inseridas em um contexto de colonização, demonstram um desejo de comunicá-los e integrá-los à fé cristã.
—
Essa estrutura proporciona uma avaliação que não só testa a compreensão e análise literária, mas também envolve os alunos em um aspecto crítico sobre a interação entre colonizadores e indígenas a partir de um texto fundamental da literatura.

