Modelo de Relatório de Desempenho para Maternal 3: Inspire-se!

Confira abaixo um modelo de relatório de desempenho referente à Maternal 3. Este exemplo foi gerado com base em informações pedagógicas e pode ser utilizado como inspiração na elaboração de relatórios escolares personalizados.

Relatório de Desempenho Escolar

Aluno:

Planejamentos de Aula BNCC Infantil e Fundamental

(nome do aluno)

Turma: Maternal 3 – A

Escola: (nome da escola)

Professor(a): (nome do professor)

Comportamento

(nome do aluno) é uma criança alegre, esperta, espontânea, atenta ao seu redor e participativa. A criança movimenta seu corpo, expressando suas necessidades, emoções e desejos, sendo atenta nos momentos de atividades e brincadeiras. Ela explora diferentes ambientes, brinquedos e objetos sensoriais com autonomia e demonstra excelentes habilidades manuais para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outras.

(nome do aluno) possui bons hábitos de higiene e alimentares, além de tentar realizar a higiene de seu corpo sem auxílio de adultos. O aluno reconhece quando chamado pelo seu nome e identifica os nomes de pessoas do seu convívio. Comunica-se com outras pessoas usando movimentos, gestos ou emitindo sons que se fazem entender. Aos poucos, ele tem desenvolvido a oralidade, conseguindo formular pequenas frases e narrando fatos do seu dia a dia.

A criança também demonstra interesse ao ouvir histórias, identificando elementos das ilustrações, além de responder e fazer perguntas sobre as narrativas. (nome do aluno) manipula diferentes instrumentos que contêm escrita e realiza perguntas com base nas histórias que ouviu.

Ele explora diferentes propriedades como cheiros, sabores, texturas e temperaturas, além de investigar o ambiente e relações do mundo físico. Possui percepção de diferentes objetos, brinquedos e os usa conforme sua utilidade. (nome do aluno) demonstra autonomia nas relações interpessoais que envolvem brincadeiras e vivencia, e demonstra interesse em diversos ritmos musicais.

Ele relaciona números às suas respectivas quantidades, estabelece relações de comparação e classifica objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. Adicionalmente, identifica ações temporais e fenômenos da natureza.

(nome do aluno) demonstra atitudes de cuidado com seus amigos e professores, é confiante em suas atitudes e aceita desafios. Comunica-se através da fala (ainda com um pouco de dificuldade, mas vem progredindo nessa questão) e gestos, embora apresente certa dificuldade em compartilhar objetos e espaços de forma coletiva, necessitando da intervenção da professora, pois se irrita facilmente quando não consegue o que deseja.

Aceita e compreende as normas das brincadeiras parcialmente, com dificuldades em cumprir normas e combinados da turma, muitas vezes fazendo birras e chorando excessivamente. Especialmente nos últimos dias, (nome do aluno) tem demonstrado dificuldades de auto-regulação, alternando momentos de alegria e afetividade com momentos de indisciplina e irritabilidade.

Ele identifica algumas cores e aprecia o uso de materiais riscantes ou tintas para produzir seus traços. Aprecia pintura e o manuseio de massa de modelar, produzindo sons com seu próprio corpo, batendo palmas e estalando dedos, acompanhando músicas e ritmos de maneiras diferentes.

Participação

(nome do aluno) é extremamente participativo em todas as atividades, mas demonstra a necessidade de ser sempre o primeiro em tudo, o que causa irritabilidade quando não consegue o que deseja. A criança também tem dificuldade de aceitar solicitações feitas por adultos, mas vem evoluindo bem nesse aspecto.

Ao chegar na turma, (nome do aluno) apresentava um vocabulário bastante reduzido, mas agora expressa suas ideias com um pouco mais de clareza.

Frequência

(nome do aluno) tem presença constante, com apenas algumas faltas no decorrer do ano.

Comentários dos Professores

A família de (nome do aluno) é participativa quando solicitada para atividades relacionadas à aprendizagem e apresentações, no entanto, não ocorre a mesma participação em reuniões da instituição. É notória também a falta de paciência da mãe todos os dias ao levar a criança para a instituição.

Considerações Finais

(nome do aluno) apresenta um desempenho que, com acompanhamento e suporte adequados, pode ser ainda mais desenvolvido. É importante que a família continue a incentivá-lo para melhorar seu comportamento e participação em atividades coletivas.


Botões de Compartilhamento Social