“Desvende os Volumes de Sólidos Geométricos: Prova 2º Ano”

Tema: volumes de solidos geometricos
Etapa/Série: 2º ano
Disciplina: Matemática e suas Tecnologias
Questões: 5

Prova de Matemática – 2º Ano

Tema: Volumes de Sólidos Geométricos

Planejamentos de Aula BNCC Infantil e Fundamental

Esta prova tem como objetivo avaliar o seu entendimento sobre volumes de sólidos geométricos. Leia atentamente cada questão e responda de forma clara e objetiva. Boa sorte!

Questões Dissertativas

1. Definindo Sólidos

Imagine que você está ajudando a organizar uma festa e precisa escolher diferentes recipientes para colocar bebidas. Descreva com suas palavras o que é um sólido geométrico e cite três exemplos desse tipo de forma.

2. Volume de um Cubo

Um brinquedo em forma de cubo tem 3 cm de lado. Calcule o volume desse cubo e explique o que o volume representa na prática, utilizando um exemplo do dia a dia.

3. Comparando Volumes

Você tem uma caixa em forma de paralelepípedo com dimensões de 5 cm de largura, 4 cm de altura e 6 cm de comprimento. Em seguida, você tem um cilindro com área da base de 12 cm² e 5 cm de altura. Determine qual dos dois objetos tem maior volume e justifique sua resposta.

4. Volume de um Cilindro

Se você tem um cilindro com raio da base de 3 cm e altura de 7 cm, calcule o volume desse cilindro e explique como esse volume poderia ser utilizado em uma situação prática, como por exemplo, em um recipiente para armazenar água.

5. Criando um Novo Sólido

Imagine que você precisa desenhar um novo tipo de recipiente que combine um cubo e um cilindro. Descreva como seria esse recipiente, incluindo as dimensões e o volume, se o cubo tiver lado de 4 cm e o cilindro tiver altura de 4 cm e raio de 2 cm. Como isso poderia ajudar na sua festa?

Gabarito

1. Resposta

Um sólido geométrico é uma figura tridimensional que ocupa espaço. Exemplos incluem cubo, pirâmide e cilindro. Essa definição é importante porque nos ajuda a entender objetos e recipientes que encontramos no nosso cotidiano.

2. Resposta

O volume do cubo é calculado pela fórmula (V = a^3), onde “a” é o comprimento da aresta. Logo, (V = 3 cm times 3 cm times 3 cm = 27 cm³). O volume representa o espaço interno que o cubo ocupa. Por exemplo, ele poderia armazenar 27 ml de uma bebida.

3. Resposta

O volume da caixa é calculado por (V = largura times altura times comprimento = 5 cm times 4 cm times 6 cm = 120 cm³). Para o cilindro, o volume é dado por (V = área da base times altura = 12 cm² times 5 cm = 60 cm³). A caixa tem um volume maior (120 cm³) que o cilindro (60 cm³), portanto, a caixa pode conter mais espaço.

4. Resposta

O volume do cilindro é calculado com a fórmula (V = pi r² h). Portanto, (V = pi (3 cm)² (7 cm) ≈ 63,62 cm³). Esse volume indica que caberiam aproximadamente 63,62 ml de um líquido. Poderia ser usado para armazenar água para a festa.

5. Resposta

O recipiente seria formado pela base do cubo (4 cm de lado) embaixo e um cilindro em cima (raio de 2 cm e altura de 4 cm). O volume do cubo é (4 cm × 4 cm × 4 cm = 64 cm³) e do cilindro (V = pi (2 cm)² (4 cm) ≈ 50,27 cm³). O recipiente combinaria volumes, totalizando cerca de 114,27 cm³, permitindo armazenar uma boa quantidade de bebida na festa.


Botões de Compartilhamento Social