“Desvende o Impressionismo e Pós-Impressionismo: Questões Práticas”
Questões sobre: Impressionismo e pós impressionismo
Questões de Avaliação – Impresssionismo e Pós-Impressionismo
O texto apresenta uma análise sobre a relação entre movimento, expressão corporal e a influência de Rudolf Laban nas artes do corpo. A partir disso, as questões propostas visam avaliar a compreensão do conteúdo abordado, enfatizando a interpretação crítica e reflexiva do aluno.
TEXTO BASE
Na história do teatro, existem diversos métodos de preparação corporal para atores e atrizes. Isso ocorre por meios variados e sob as influências mais diversas, como as das artes orientais de teatro e dança, da ioga, dos estudos de dança moderna, das tradições de danças populares, do circo, entre outras. As artes do corpo, afinal, estão todas conectadas!
Rudolf Laban (1879-1958), dançarino húngaro e teórico do movimento, começou sua pesquisa por meio de algo bastante simples: os movimentos cotidianos das pessoas. Observando, durante sua infância, os trabalhadores do campo e, durante a Revolução Industrial, os operários das fábricas e os transeuntes dos contextos urbanos que se formavam, Laban se inspirou para sua investigação.
O resultado de seu trabalho foi um sistema que é utilizado até hoje tanto na dança quanto no teatro e nas demais atividades humanas que envolvem movimentos (como o trabalho repetitivo, por exemplo). Ele organizou um esquema de fatores expressivos do movimento: peso, fluxo, tempo e espaço.
O corpo cotidiano pode ser utilizado em cena de maneira consciente pelo artista. Ações simples, como se levantar de uma cadeira ou se espreguiçar ao acordar, são chamadas de “frases de movimentos”, da mesma forma que ações de dança, como cair e se levantar. O que traz qualidades expressivas a essas “frases”, segundo Laban, são acentos distribuídos de maneiras diferentes ao longo delas, como uma aceleração do tempo, um controle repentino em um gesto que era livre, uma mudança na direção espacial, uma pausa etc. Por exemplo, quando o acento está no começo da frase com uma qualidade expressiva intensa e, depois, as ações são diminuídas em tempo e peso.
Na linguagem verbal, conhecemos bem os acentos. Tanto em gramática, quando pensamos em palavras e suas sílabas tônicas, quanto quando acentuamos uma palavra em nossa frase para dar ênfase a ela, na expressão da fala. Uma mesma frase pode ser falada de maneiras diferentes, dependendo dessa acentuação.
“Eu gosto de VOCÊ!” (Pode ser uma situação em que a personagem revela que gosta da pessoa com a qual está falando, enfatizando que não é de outra pessoa que ela gosta.)
“Eu GOSTO de você.” (A personagem pode estar querendo afirmar que gosta da pessoa com a qual está falando, mas não a ama.)
“EU gosto de você.” (Pode ser que a personagem esteja querendo dizer que ela, e não outra pessoa, gosta da pessoa com a qual está falando.)
Questões
-
1. Baseando-se na pesquisa de Rudolf Laban, identifique e explique a importância dos quatro fatores expressivos do movimento (peso, fluxo, tempo e espaço) no contexto artístico. Responda em 8 a 10 linhas.
-
2. A partir do texto, como Laban relaciona as ações cotidianas com a expressão corporal no teatro? Justifique sua resposta, mencionando exemplos do texto. Responda em 6 a 8 linhas.
-
3. No texto, Laban utiliza a analogia dos acentos na linguagem verbal para ilustrar a variação das expressões corporais. Em sua opinião, por que essa comparação é relevante para entender a performance artística? Apresente sua argumentação em 6 a 8 linhas.
Gabarito
As respostas das questões dissertativas devem ser avaliadas com base na clareza, na capacidade de interpretação do texto e na profundidade da análise apresentada pelos alunos. Não há respostas corretas ou erradas, mas sim a qualidade da argumentação e a conexão com o texto-base.