Modelo de Relatório de Desempenho para Infantil 5: Guia Prático
Nesta postagem, apresentamos um modelo de relatório de desempenho elaborado para a inantil5, com base em dados fornecidos pelo(a) professor(a). Este conteúdo tem como objetivo servir de referência para auxiliar na construção de relatórios pedagógicos claros, organizados e personalizados.
Relatório de Desempenho Escolar
Aluno: (nome do aluno)
Data de Nascimento: 2020-04-02
Turma: Infantil 5, Turma A
Escola: (nome da escola)
Professor(a): (nome do professor)
Período de Avaliação: 1º Semestre
1. Contextualização do Processo de Aprendizagem
(nome do aluno) é uma criança que se adaptou bem ao Infantil 5 A, pois já era aluno dessa unidade de ensino nos anos anteriores. Ele chega sempre com muita vivacidade e simpatia. Inicialmente, ficava ansioso e inquieto, mas a partir das propostas de rodinha de combinados, músicas e histórias sobre gentileza, que é o tema do nosso projeto, começou a ficar mais tranquilo e participativo nas propostas de vivências investigativas ou observadoras das temáticas trabalhadas.
Entendemos que (nome do aluno) é uma criança portadora do transtorno do espectro autista. Ele ainda necessita de apoio em algumas atividades, mas logo que compreende, consegue realizar sozinho. Estamos incentivando sua autonomia em calçar as meias e sapatos, amarrar os cadarços, e mesmo que inicialmente dissesse “não consigo”, ele está aceitando e evoluindo. Precisamos contar com mais apoio da família nesse sentido, pois (nome do aluno) tem grande potencial de assimilar novos saberes.
Com relação à aquisição da leitura e escrita, identifica todas as letras do alfabeto, escreve seu nome sem referência e o sobrenome com a ficha. Ele se mostra atento e interessado em formar sílabas e tentativas de leitura. Sua grafia está evoluindo, consegue copiar do quadro algumas palavras já utilizando melhor as linhas do caderno, compreende a função social da escrita e está iniciando o processo de formar sílabas, consoantes e vogais.
Gosta muito de música, dançar e se mostra muito espontâneo nas apresentações culturais, cantando e vivenciando com muita disposição, sempre alegre e animado. Observamos que está começando a compreender que precisa aceitar as ideias dos colegas, está mais receptivo, pois antes queria impor sua vontade e isso ocasionava atritos. Ele é muito afetuoso com a professora, colegas e demais funcionários. Sua comunicação oral é bem desenvolvida, e às vezes precisamos pedir que aguarde sua vez, pois quer falar a todo momento e ainda é repetitivo, ou seja, fala muitas vezes a mesma frase ou palavra.
2. O Eu, o Outro e o Nós
(nome do aluno) demonstra empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir. Ele é muito atencioso com os novos colegas, dizendo: “Agora tenho um novo amigo”. Ao longo do período, ele vem conseguindo aceitar a opinião dos colegas, pois antes queria sempre impor suas vontades. É um menino muito amistoso e continuaremos a incentivar para que ele possa agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
Exemplos de interação incluem a participação em brincadeiras em grupo, onde ele começou a resolver conflitos de maneira mais colaborativa e menos autoritária. (nome do aluno) está construindo sua identidade e autonomia por meio dessas interações, apresentando avançados sinais de socialização.
3. Corpo, Gestos e Movimentos
(nome do aluno) ama música e dança, participando com muita vivacidade das situações do cotidiano, como em brincadeiras, dança, teatro e música. Ele demonstra controle e adequação do uso de seu corpo em atividades artísticas e atividades físicas. Estamos incentivando sua autonomia com relação aos hábitos de autocuidado relacionados à higiene, alimentação, conforto e aparência. Ele sempre chega dizendo: “Cheira aqui, Tia (nome do professor), eu passei perfume”.
Seu desenvolvimento motor é evidente, e ele participa ativamente das atividades propostas, mostrando-se confortável em ambientes de movimento. Isso impacta positivamente em seu crescimento físico e emocional.
4. Traços, Sons, Cores e Formas
(nome do aluno) utiliza com segurança materiais variados, como argila e massa de modelar, explorando cores e texturas. Ele expressa-se livremente por meio de desenho, pintura e colagem. Nas atividades artísticas, (nome do aluno) mostrou criatividade ao explorar diferentes materiais, o que contribuiu para o desenvolvimento de sua sensibilidade estética.
Seu envolvimento nas experiências artísticas revelam uma mente curiosa e aberta à exploração, e isso é fundamental para seu desenvolvimento integral.
5. Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
(nome do aluno) é uma criança muito comunicativa. Às vezes, é necessário pedir que aguarde, pois ele quer ser o primeiro a falar e ainda é repetitivo em suas falas, o que é natural na sua faixa etária e de acordo com seu diagnóstico de autismo. Ele inventa brincadeiras com os colegas, principalmente com super-heróis, sempre dizendo que é o Sonic. Percebemos que utiliza muito a cor azul e relaciona isso com seu personagem heroico favorito.
(nome do aluno) está começando a escolher e folhear livros, mostrando-se mais interessado durante nossos momentos literários, sinalizando um progresso no seu desenvolvimento linguístico e imaginativo.
6. Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
Quando trabalhamos a importância da água e o meio ambiente através de experiências, (nome do aluno) se mostrou muito atento, identificando e selecionando fontes de informações e respondendo a questões sobre a natureza, seus fenômenos e sua conservação. Ele compreendeu a importância da coleta seletiva e o objetivo das diferentes lixeiras. Ficou muito empolgado com o animal marítimo da turma, o tubarão, e nos painéis coletivos, evoluiu ao aguardar sua vez.
(nome do aluno) registra observações utilizando múltiplas linguagens (desenho, escrita espontânea), relacionando números a suas respectivas quantidades e identificando sequências na matemática. Sua grafia numérica está evoluindo e faz contagens orais maiores que dez, além de resolver pequenas somas.
7. Comentários sobre o Desenvolvimento Integral
(nome do aluno) é uma criança afetuosa, que tem evoluído em suas dificuldades. Mostra-se muito atento às novidades, embora às vezes se distraia em conversas ou brincadeiras, mas logo retorna a participar das propostas. Possui um bom raciocínio lógico e grande habilidade de comunicação, refletindo uma evolução significativa em comparação ao início do ciclo.
8. Potencialidades e Áreas de Aperfeiçoamento
As habilidades e talentos de (nome do aluno) incluem comunicação, imaginação, leitura e escrita, além de cores e formas, jogos de interações e criatividade. Para o próximo período, sugerimos que ele trabalhe aspectos de regulamentação pautados no respeito e aceitação de ideias alheias, além de uma prática mais intensa de leitura e escrita.
9. Participação da Família
A família de (nome do aluno) atende às demandas da escola, o que tem influência positiva no desempenho da criança. É fundamental manter uma colaboração contínua, pois o apoio familiar é essencial para o progresso educacional e emocional.
10. Conclusão
(nome do aluno) é uma criança com grande potencial de aprendizagens. De acordo com as propostas, poderá obter ainda mais conquistas nessa etapa escolar, sempre com seu jeito carismático e carinhoso. Estamos otimistas em relação ao seu futuro e as metas estabelecidas para o próximo ciclo.

