Plano de Aula: Brincadeiras de imitar expressões faciais simples

Plano de Aula: Brincadeiras de imitar expressões faciais simples

Tema:

Brincadeiras de imitar expressões faciais simples.

Habilidade BNCC:

(EI01EO01) Perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos. (EI01EO02) Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa. (EI01EO04) Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras.

Objetivo geral:

Desenvolver a percepção e a comunicação das crianças por meio da imitação de expressões faciais, promovendo a interação social e a empatia.

Objetivos específicos:

  • Estimular a observação e a imitação de expressões faciais.
  • Promover a comunicação não verbal entre as crianças.
  • Desenvolver a capacidade de reconhecer e expressar emoções.
  • Fomentar a interação e o convívio social entre as crianças.

Duração aproximada:

Planejamentos de Aula BNCC Infantil e Fundamental

50 minutos

Recursos didáticos:

  • Espelho grande ou individual.
  • Cartões com expressões faciais desenhadas.
  • Brinquedos que estimulem a criatividade.
  • Música animada para as atividades.

Metodologia:

A atividade será realizada em um ambiente acolhedor e seguro, onde as crianças possam se sentir à vontade para explorar suas expressões faciais. Iniciaremos com uma roda de conversa sobre emoções, onde cada criança poderá compartilhar como se sente em diferentes situações. Em seguida, utilizaremos o espelho para que as crianças imitem as expressões faciais que observam, promovendo a autoexploração e a percepção do outro.

Atividades:

  1. Iniciar a atividade com uma roda de conversa sobre emoções, perguntando às crianças como elas se sentem em diferentes momentos do dia.
  2. Apresentar cartões com expressões faciais e pedir que as crianças imitem as expressões mostradas.
  3. Dividir as crianças em duplas e pedir que uma criança faça uma expressão facial enquanto a outra tenta adivinhar qual emoção está sendo expressa.
  4. Utilizar o espelho para que cada criança possa observar e imitar suas próprias expressões faciais.
  5. Finalizar com uma dança onde as crianças devem fazer expressões faciais enquanto se movem ao som de uma música animada.

Avaliação:

A avaliação será feita de forma contínua, observando a participação e o envolvimento das crianças nas atividades propostas. Será importante notar como elas se comunicam e interagem umas com as outras, além de como reconhecem e expressam suas emoções.

Dicas para enriquecer o plano:

Para enriquecer o plano de aula, considere incluir histórias que abordem emoções, utilizando fantoches para representar diferentes sentimentos. Além disso, crie um mural onde as crianças possam colar desenhos que representem suas emoções, promovendo a expressão artística. Outra sugestão é realizar uma atividade ao ar livre, onde as crianças possam explorar diferentes ambientes e expressar suas emoções em relação ao que veem e sentem.


Botões de Compartilhamento Social