“Desenvolvendo Escrita e Interpretação de Forma Lúdica”

A escrita e a interpretação são habilidades fundamentais que precisam ser desenvolvidas de maneira lúdica e acessível, permitindo que crianças compreendam e pratiquem a língua escrita de forma prazerosa e envolvente. Este plano de aula visa abordar a escrita e a interpretação através de atividades criativas, estimulantes e diversificadas. Através da utilização de jogos, contação de histórias e escrita colaborativa, o educador poderá promover um ambiente rico em aprendizado e que respeita as diferentes formas de aprendizagem dos alunos.

O projeto aqui proposto busca sanar as dificuldades em leitura e escrita que podem surgir ao longo do desenvolvimento dessas habilidades essenciais. Através de práticas lúdicas, o aluno será incentivado a explorar a linguagem de forma mais dinâmica, permitindo que se sintam mais seguros e motivados para escrever e interpretar textos. A proposta é fundamentada na certeza de que, ao tornar o processo educativo mais divertido e interativo, os alunos se tornam mais participativos e interessados.

Tema: Habilidades de escrita e interpretação de forma lúdica
Duração: 1 semana
Etapa: Ensino Fundamental 1
Sub-etapa: 3º Ano
Faixa Etária: 8 a 9 anos

Objetivo Geral:

Planejamentos de Aula BNCC Infantil e Fundamental

Desenvolver habilidades de escrita e interpretação nos alunos de 3º ano do Ensino Fundamental por meio de atividades lúdicas que fortaleçam o interesse pela leitura e produção textual.

Objetivos Específicos:

1. Estimular a leitura e a compreensão de textos variados.
2. Promover a produção escrita de maneira criativa e colaborativa.
3. Desenvolver o reconhecimento de estruturas textuais diversas.
4. Melhorar a presença dos elementos gramaticais e de pontuação na escrita dos alunos.

Habilidades BNCC:

(EF03LP01) Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas.
(EF03LP02) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, VC.
(EF03LP07) Identificar a função na leitura e usar na escrita ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação e outros.
(EF03LP12) Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais e diários.
(EF03LP13) Planejar e produzir cartas pessoais e diários, expressando sentimentos e opiniões.
(EF03LP14) Planejar e produzir textos injuntivos instrucionais.

Materiais Necessários:

1. Papel em branco e colorido.
2. Canetas, lápis de cor e giz de cera.
3. Materiais para recorte e colagem (revistas, jornais).
4. Projetor ou television para apresentar vídeos ou animações.
5. Jogos de tabuleiro relacionados a palavras e escrita (scrabble, jogo da memória com palavras).
6. Acesso a livros infantis variados para a hora da leitura.

Situações Problema:

O que acontece quando não sabemos escrever corretamente?
Como a escrita pode nos ajudar a contar histórias e a expressar o que sentimos?

Contextualização:

Os alunos, no terceiro ano do Ensino Fundamental, se encontram em uma fase de descobertas em relação à linguagem. A escrita e a leitura não são apenas ferramentas de comunicação, mas também instrumentos de expressão pessoal e criatividade. Ao trabalhar as habilidades de interpretação e produção textual de forma lúdica, os alunos são incentivados a se envolver mais profundamente com a língua portuguesa. Em este plano, a ideia é permitir que esses alunos explorem a escrita e a interpretação por meio de atividades práticas, que promovam um aprendizado significativo e prazeroso.

Desenvolvimento:

Durante a semana, o plano de aula será dividido em dias temáticos, cada um dedicado a uma habilidade específica que irá compor um projeto maior. Assim, ao final da semana, os alunos deverão ter produzido um “livro coletivo de histórias”. A seguir, estão detalhadas as atividades para cada dia.

Atividades sugeridas:

Dia 1: Conhecendo os Personagens
Objetivo: Identificar os personagens de uma história e suas características.
Descrição: Iniciar a aula com uma leitura de uma história (livro infantil) e apresentar aos alunos diferentes personagens. Pedir que desenhem um dos personagens e escrevam características sobre ele.
Instruções Práticas:
1. Escolher um livro que tenha personagens marcantes.
2. Após a leitura, discutir com a turma as características dos personagens.
3. Cada aluno desenha e apresenta seu personagem à turma.

Dia 2: Criando Histórias em Grupo
Objetivo: Produzir uma história coletivamente.
Descrição: Dividir a turma em grupos e dar a cada um uma folha de papel onde eles devem criar uma história juntos, sendo que cada aluno escreve uma frase.
Instruções Práticas:
1. Reunir os alunos em grupos de quatro.
2. Explicar que cada aluno irá contribuir com uma frase.
3. Ao final, cada grupo deve ler a história que produziram.

Dia 3: A Lição de Moral
Objetivo: Refletir sobre o que aprendemos com as histórias.
Descrição: Após a leitura de outra história, liderar uma discussão sobre as lições aprendidas com a leitura e como essas lições podem ser aplicadas em nossas vidas.
Instruções Práticas:
1. Ler uma fábula ou história com lições claras.
2. Perguntar aos alunos o que aprenderam com a história e como isso pode se relacionar com suas vidas.

Dia 4: Montando o Livro
Objetivo: Trabalhar a formatação e apresentação do livro.
Descrição: Os alunos vão compor as histórias individuais e personagens em um livro físico, decorando e organizando como desejarem, enfatizando a apresentação.
Instruções Práticas:
1. Distribuir folhas, canetas, tesouras e colas.
2. Incentivar a criatividade, permitindo a colagem de figuras ou o uso de enfeites para a capa.

Dia 5: Apresentação do Livro
Objetivo: Compartilhar as produções com a turma e as famílias.
Descrição: Organizar um momento de leitura onde cada aluno apresentará sua página e falará sobre o que a história representa.
Instruções Práticas:
1. Garantir que os alunos se sintam confortáveis em um ambiente de apresetanção.
2. Criar um certo clima de “lançamento” do livro, convidando os pais ou alunos do ano anterior.

Discussão em Grupo:

Promover um espaço para que os alunos compartilhem o que aprenderam ao longo da semana. Incentivar que discutam junto com o grupo a importância da leitura e da escrita e como esses elementos ajudam na construção de histórias e na expressão pessoal.

Perguntas:

1. O que você aprendeu sobre os personagens da história?
2. Como é importante ter uma lição em cada história?
3. Por que a escrita é uma forma de expressar seus sentimentos?
4. O que você achou mais divertido na criação do nosso livro coletivo?

Avaliação:

A avaliação será mista, levando em consideração a participação dos alunos nas atividades, a qualidade das histórias produzidas (criatividade e formatação), e o engajamento nas discussões em grupo. Poderão ser aplicadas pequenas fichas de avaliação, onde os alunos autoavaliam seu progresso e seu envolvimento.

Encerramento:

O encerramento abordará a importância da leitura e da escrita em suas vidas, reforçando que essas habilidades vão além da sala de aula, fazendo parte do dia a dia. A cada aluno será dado um momento para agradecer à turma e compartilhar uma frase que gostou de escrever durante a semana.

Dicas:

1. Fomentar um espaço seguro e acolhedor onde todos se sintam à vontade para se expressar.
2. Incentivar a diversidade de ideias e expressões.
3. Envolves os alunos em todas as etapas do planejamento e busca por histórias, ajudando-os a se sentirem parte do processo.

Texto sobre o tema:

A habilidade de escrever e interpretar são fundamentais no desenvolvimento de jovens leitores. Para crianças, a escrita é uma maneira de expressar o que sentem e pensam, além de ser um canal privilegiado para a comunicação. Em uma sociedade onde os meios de comunicação são amplos e diversificados, ensinar a produzir textos e interpretar significa também cultivar um espíritos crítico e colaborativo. A cada nova história criada, há um aprendizado sobre palavras, ritmos e a beleza da língua.

Ao promover atividades lúdicas, como leitura de histórias, criações coletivas e montagens de livros, conseguimos despertar a curiosidade e a criatividade. Esses momentos também ajudam na construção do aluno como indivíduo que quer ler, explorar e contar suas próprias histórias. A prática regular de atividades de escrita gera confiança e domínio da língua, essenciais para o progresso acadêmico.

Além disso, as histórias têm poder. Elas transportam os leitores a mundos novos, possibilitando que vivenciem realidades diferentes. A leitura e a escrita colaboram significativamente na formação da identidade de cada aluno, e estimulá-los nessa jornada é um presente tanto para eles, quanto para nós, educadores. Através da interpretação, eles se tornam protagonistas de suas histórias, servindo como modelos para outros ao seu redor.

Desdobramentos do plano:

O plano de aula proposto pode ser expandido para incluir diversas disciplinas, utilizando uma abordagem interdisciplinar que relaciona a literatura com a matemática, ciências ou até mesmo artes. Por exemplo, os alunos podem integrar conceitos matemáticos ao criar gráficos sobre suas histórias, ou realizar uma pesquisa sobre locais mencionados nos livros que leram, envolvendo ciências. Além disso, as atividades de produção escrita podem levar a trabalhos de artes, onde os alunos desenham suas interpretações literárias. Além da flexibilidade, trabalhar com interações significativas entre as disciplinas contribui para que a aprendizagem se torne mais foi motivadora e rica.

Orientações finais sobre o plano:

A aparência e qualidade do trabalho dos alunos estão diretamente relacionadas ao tempo e ao ambiente em que são realizadas as atividades. Portanto, é fundamental garantir que as condições sejam favoráveis e que os alunos se sintam incentivados a explorarem a escrita sem medo do erro. Destacar que erros são parte do aprendizado pode aumentar a confiança dos alunos e suas habilidades. Além disso, o apoio e a interação entre os colegas potencializam a aprendizagem, promovendo conexões muitas vezes subestimadas no cotidiano escolar.

Promover um espaço em que o aluno se sinta à vontade para expressar seus sentimentos e ideias é tão importante quanto desenvolver as habilidades de leitura e escrita. Em suma, o desenvolvimento da escritura e interpretação vai muito além do convencional; é uma parceria com os alunos que se desdobra em benefícios notáveis para suas vidas individuais e coletivas.

5 Sugestões lúdicas sobre este tema:

1. Teatro de Fantoches: Criar um teatro de fantoches onde os alunos devem escrever e encenar histórias curtas.
Objetivo: Desenvolver a expressão oral e a criatividade.
Materiais: Fantoches, papel, canetas.
Modo de condução: Alunos trabalharão em grupos para criar personagens e um enredo, apresentando suas peças perante a turma.

2. Caça-palavras e Cruzadinhas: Criar caça-palavras e cruzadinhas com palavras que foram trabalhadas na semana.
Objetivo: Reforçar a ortografia e vocabulário.
Materiais: Papel, canetas, impressões personalizadas.
Modo de condução: Os alunos trabalham em pares para resolver as atividades, promovendo o ensinamento coletivo.

3. Bolsa de História: Criar uma “bolsa de história” com objetos que inspiram os alunos a criarem narrativas.
Objetivo: Estimular a narrativa oral.
Materiais: Fantoches, brinquedos, objetos diversos.
Modo de condução: Os alunos extraem um objeto e devem criar histórias em grupo utilizando o que escolherem.

4. Jogo das Rimas: Criar músicas e rimas juntos, onde as palavras precisam rimar com a última palavra falada.
Objetivo: Aprender sobre rimas e fonética.
Materiais: Instrumentos musicais simples (podem ser feitos com materiais recicláveis).
Modo de condução: Em círculo, os alunos devem se revezar e contribuir com rimas para criar uma canção.

5. Fotografia de Leitura: Criar um mural com fotos de seus momentos de leitura em casa e na escola, mostrando onde e como eles gostam de ler.
Objetivo: Estabelecer um vínculo afetivo com a leitura.
Materiais: Câmeras, cartolina, tesoura, cola.
Modo de condução: Cada aluno apresenta sua foto e fala brevemente sobre como foi a leitura do livro em questão.

Esta abordagem oferece um conjunto variado de ferramentas e perspectiva sobre como instruir a leitura e a escrita de forma lúdica e engajadora, criando um ambiente que favorece o aprendizado e a troca de experiências.


Botões de Compartilhamento Social